Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 24 de Abril de 2019, 16:14 - A | A

Quarta-feira, 24 de Abril de 2019, 16h:14 - A | A

Prevenção

SUS vacina contra a meningite e Estado destaca a necessidade da prevenção

Dia 24 de abril se comemora Dia de Combate à Meningite no mundo

Juliana Brum
De Três Lagoas para o Capital News

Divulgação/PMD

Dourados inicia campanha de vacinação nesta segunda-feira

O Governo destacou através da SES o dever em reduzir o numero de mortes no MS

Nessa quarta-feira (24) o mundo inteiro celebra o Dia de Combate à Meningite. Em Mato Grosso do Sul, no ano passado, foram registrados 126 casos de meningite, contra 196 em 2017; uma queda de aproximadamente 36% no número de pessoas com a doença.

Entre os sintomas mais comuns estão febre alta de início súbito, dor de cabeça, rigidez no pescoço, mal estar, náusea e vomito, intolerância à luz e confusão mental.  Com o passar do tempo, sintomas mais graves podem surgir como convulsão, delírios, tremores e comas.

A prevenção é feita por meio da imunização, a vacina que é disponibilizada e oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).  A vacina Meningocócica conjugada C – Pneumococica 10 valente e a Pentavalente fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.

O número de óbitos por decorrência da meningite também tem diminuído no Estado, graças ao trabalho de capacitação de profissionais que estão na linha de frente do diagnóstico. Em 2018 e 2017 foram notificados 16 óbitos, contra 24 e 23 vítimas fatais acometidas em 2016 e 2015, respectivamente.

Reduzir o número de mortes está diretamente relacionado com o diagnóstico precoce da meningite, conforme explicou a gerente técnica de Doenças Preveníveis da SES, Jaqueline Miranda Fonseca: “Realizamos frequentemente a capacitação de profissionais da saúde pública, entre enfermeiros, técnicos e médicos que se interessam pelo assunto. Esse tipo de trabalho ajuda no diagnóstico precoce e, com certeza, impacta na redução dos óbitos. Se temos um diagnóstico correto, podemos tratar a doença precocemente”.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS