Quarta-feira, 17 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 10 de Maio de 2018, 18:36 - A | A

Quinta-feira, 10 de Maio de 2018, 18h:36 - A | A

TECNOLOGIA

TJMS e UFMS fecham parceria para desenvolver inteligência artificial

Parceria vai promover a cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

TJMS

TJMS e UFMS fecham parceria para desenvolver inteligência artificial

Convênio foi firmado nesta quinta-feira (10)

Um convênio entre o Tribunal de Justiça (TJMS) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foi assinado nesta quinta-feira (10). A parceria visa desenvolver inteligência artificial e troca de conhecimentos, por meio de programas de pós-graduação. 

 

O intuito é estudar a aplicação e desenvolvimento de tecnologia customizada para as necessidades de magistrados e servidores. O presidente do TJMS, desembargador Divoncir Schreiner Maran, explica que a parceria vai “promover a cooperação e o intercâmbio científico, técnico e cultural. O desenvolvimento da inteligência artificial abrange vários pontos do Poder Judiciário, como o gabinete do magistrado, o processamento de documentos internos, a predição financeira”.

 

O diretor da Secretaria de Tecnologia e Informação do TJMS, Altair Junior Soares, lembrou do pioneirismo do Tribunal de Justiça na adoção de soluções inovadoras para melhorar a execução processual e garantiu que a aplicação de inteligência artificial faz o Judiciário sul-mato-grossense permanecer na vanguarda da inovação.  “A parceria com a universidade abre caminhos para que as novas tecnologias contribuam para um melhor desempenho dos servidores do Judiciário”. Altair acrescentou ainda que a inteligência artificial é a próxima forma para acelerar a prestação jurisdicional. 

 

O reitor da UFMS, Marcelo Turine, garantiu que são poucos os tribunais de todo o Brasil que conseguem parceria com universidades federais, pois aplicar as técnicas de tecnologia em questões como automação e robotização na área jurídica é uma tarefa difícil. “Nesses 12 meses de parceria vamos enfrentar os desafios e qualificar pessoas para no fim mostrar resultados satisfatórios”.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS