Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 12 de Março de 2018, 10:08 - A | A

Segunda-feira, 12 de Março de 2018, 10h:08 - A | A

CORREIOS

Trabalhadores dos Correios fazem paralisação nacional

Serviços foram suspensos em protesto contra alteração do acordo coletivo

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de Greve nos Correios

Serviços também foram suspensos nesta segunda-feira (12) nos municípios de Mato Grosso do Sul..

Trabalhadores do Correios fazem paralisação nacional, nesta segunda-feira (12), contra alteração no acordo coletivo de trabalho vigente. As unidades de Mato Grosso do Sul aderiram a suspensão dos serviços.

 

Com validade até 31 de julho, o acordo foi assinado pelo Correios e Sindicato e homologado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Entretanto, a direção da empresa entrou com pedido de dissídio, requisitando alteração na cláusula do plano de saúde. A solicitação é para exclusão de pais e mães dos trabalhadores do benefício.

 

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios de Mato Grosso do Sul (Sintect-MS), Elaine Regina Oliveira, explica que querem mudar as cláusulas antes do prazo da validade. “O desmonte das leis trabalhistas vai chegar ao ponto dos acordos coletivos não terem mais validade legal nenhuma?”, questiona.

 

Além disso, a empresa suspendeu férias de todos os funcionários. Elaine explica que há falta de pessoal em todos os setores e os atrasos nas entregas aumentam. Entretanto, os Correios estão realizando demissões incentivadas. “De 124 mil trabalhadores, tem hoje cerca de 106 mil.  Estão desmontando uma estatal que sempre funcionou a contento para justificar a sua privatização”, afirma.

 

A paralisação teve início à meia noite desta segunda-feira (12). De acordo com a presidente do sindicato, o intuito é defender o acordo coletivo. “Nossos direitos estão ameaçados. Lamentamos o transtorno que toda paralisação traz para a população. Mas quem defenderá nossos direitos por nós?”, pontua.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS