Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 29 de Março de 2017, 11:28 - A | A

Quarta-feira, 29 de Março de 2017, 11h:28 - A | A

Curso no Ensino Médio

Turismo de 18 cidades de MS será contemplado com cursos gratuitos

Serão ofertados, para alunos do ensino médio, sete cursos nos eixos turismo, hospitalidade e lazer para jovens de municípios do Mapa do Turismo Brasileiro

Myllena de Luca
Capital News

Divulgação/Notícias MS

MS entra para o Mapa de Sustentabilidade do Ministério do Turismo

Gruta do Lago Azul é um dos pontos turísticos de MS

O turismo de Mato Grosso do Sul será contemplado com cursos gratuitos para a formação de técnicos de nível médioi para atender as necessidades do mercado de viagens. Esta é a primeira vez que acontece no Brasil.

O Ministério do Turismo contará com 10 mil vagas para estudantes de escolas públicas brasileiras em 2017. Os municípios contemplados são: Aquidauana, Bataguassu, Bonito, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Ivinhema, Jardim, Miranda, Novo Mundo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso e Três Lagoas.

As inscrições serão abertas em 172 municípios de 18 estados que mostraram interesse dentro do prazo dado pelo Ministério da Educação.  O aluno sairá do ensino médio com uma profissão e pode concorrer uma vaga no mercado de trabalho.

O MedioTec oferece sete cursos que são técnico em agenciamento de viagens, cozinha, eventos, guia de turismo, hospedagem, lazer, restaurante e bar. Todos na área de turismo, hospitalidade e lazer para estudantes que estejam cursando o 2º ano do ensino médio.

“O MedioTec é uma proposta nova, diferenciada, sem precedentes no setor de turismo. Significa que daqui a três anos o país terá 10 mil técnicos de nível médio especializados em assuntos do turismo, formados em cursos com carga horária de 800 horas”, afirma a secretária Nacional de Qualificação e Promoção do Turismo, Teté Bezerra.

De acordo com a assessoria, um dos pré-requisitos para seleção dos municípios contemplados é que estes estejam enquadrados nas categorias A, B ou C do Mapa do Turismo Brasileiro. A previsão é que as aulas comecem em agosto deste ano. Os cursos são presenciais, em horários diferentes dos cursos regulares do ensino médio, e ministrados por entidades cadastradas pelo Ministério da Educação.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS