Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 22 de Junho de 2018, 16:59 - A | A

Sexta-feira, 22 de Junho de 2018, 16h:59 - A | A

RAIVA

Vacinação antirrábica começa segunda-feira

Meta é imunizar 160 mil cães e 40 mil gatos em Campo Grande

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

PMCG

Vacinação antirrábica começa segunda-feira

A imunização é gratuita e será realizada à domicílio

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Campo Grande começa na próxima segunda-feira (25). A meta é imunizar 80% dos animais, cerca de 160 mil cães e 40 mil gatos. As doses são gratuitas.

 

Cães e felinos a partir de três meses devem receber a vacina, inclusive cadelas e gatas prenhas ou em lactação. A imunização é a única forma de prevenção contra a raiva.

 

A vacinação será realizada à domicílio. É importante que os donos de animais recebam em casa os servidores do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que estarão identificados com crachá e uniforme.

 

A cerimônia de abertura da Campanha 2018 acontece no CCZ, a partir das 9h desta segunda-feira (26). O evento contará com a presença de autoridades do município, parceiros e comunidade acadêmica da área.

 

A doença

A raiva é incurável em animais e fatal em 100% dos casos. A doença é uma zoonose e pode afetar os seres humanos através da mordida, lambidas ou machucados causados por mamíferos contaminados. O contato com a pele do animal não oferece riscos.

 

Em Campo Grande, o último caso de raiva humana foi registrado no ano de 1968. Já em cães e gatos, um caso isolado ocorreu em 2011, após 23 anos, por contato com morcego contaminado.

 

Serviço

Abertura da Campanha Municipal de Vacinação Antirrábica em Cães e Gatos

Dia: segunda-feira (26)

Horário: 9h

Local: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Av. Filinto Muller, 160, Vila Ipiranga.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS