As praças de 35 municípios do Brasil serão alvo de exposição. As pessoas poderão ver registros feitos por lentes de moradores até o dia 27 de novembro. O circuito itinerante do Revelando os Brasis andará aproximadamente 25 mil quilômetros para passar filmes produzidos na quinta edição. São dois caminhões que levam telões de 9 metros de um auditório montável com 200 cadeiras.
Em Mato Grosso do Sul, chegará a mostra o documentário “O trem fantasma e a viola de cocho”, dirigido pelo ferroviário aposentado Sebastião de Souza Brandão. A exibição acontece em Campo Grande na terça-feira (3), às 19h, rua Dr. Temístocles, 64, Vila dos Ferroviários, Centro, e haverá a projeção das demais 19 produções.
Em Ladário a mostra chega na quinta-feira (5). “Este momento das exibições é o ápice do projeto, pois envolve não só os selecionados, mas toda a equipe técnica, pessoas das próprias cidades que participaram da produção”, diz a coordenadora do Revelando os Brasis, Beatriz Lindenberg.
O Revelando os Brasis é um projeto voltado para a formação de profissionais e de público do audiovisual nacional. São selecionadas, por meio do Concurso Nacional de Histórias, pessoas com mais de 18 anos que tenham alguma ideia de roteiro. Elas fazem Oficinas de Formação e Realização Audiovisual e, depois de preparadas, rodam os filmes nas cidades de origem com a ajuda da comunidade local. Dos 951 trabalhos inscritos nesta quinta edição do projeto, 20 foram selecionados: 11 documentários e nove filmes de ficção, cada um com 15 minutos de duração.