Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2017, 17:53 - A | A

Segunda-feira, 02 de Janeiro de 2017, 17h:53 - A | A

Oportunidade

Com 35 vagas, estão abertas as inscrições para curso gratuito de iluminação cênica

Curso será ministrado por iluminadores nacionais

Natália Moraes
Capital News

Assessoria

Com 35 vagas, estão abertas as inscrições para curso gratuito de iluminação cênica

Curso, que está em sua primeira edição, é gratuito

Para formar novos iluminadores e trazer mais conhecimentos aos profissionais que já atuam na área, de 10 a 19 de janeiro acontece a primeira edição do “Curso de Iluminação Cênica: Iniciação, Criação e Tendências no Brasil”, no Teatro Glauce Rocha, localizado na UFMS. A inscrição é gratuita e deve ser realizada até este sábado (6).


Para participar é preciso preencher um formulário e fazer uma “Carta de Interesse”. Ao todo, são 35 vagas oferecidas para interessados de todo o estado. Ganharão certificados aqueles que obtiverem 100% de presença nas aulas.


O curso conta com os recursos do Fundo de Investimentos Culturais (FIC), da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei), do Governo do Estado.


A capacitação contará com a iluminadora Camila Jordão, que atende os grupos locais Corpomancia, Cia Dançurbana, Fulano Di Tal, Prosa e Segredo, Escola Duo de Balé, Hermanos Irmãos, Márcio de Camillo e outros, além dos iluminadores nacionais César Germano, Aline Santini e Roberto Gill Camargo.


Cronograma do curso
 De 10 a 12 de janeiro, Camila se debruça sobre o tema ‘Conhecimento técnico e prático dos equipamentos de iluminação’. Desde 2009 atuando na área, ela chegou a trabalhar ao lado de Jorginho de Carvalho (um dos pioneiros da iluminação no Brasil).  “Iniciarei o curso com os aspectos básicos da iluminação cênica, falando, por exemplo, sobre o que é o espaço cênico, refletores, mapa de luz, roteiro, dentre outros. O curso será muito prático: o aluno estará no palco, com luvas, ferramentas; mexendo, conhecendo os equipamentos, enfim, habituando-se ao universo da iluminação cênica”, conta.


 De 13 a 15 quem sobe ao palco é o iluminador César Germano com o tema ‘História da iluminação e tecnologia’. Formado em Artes Plásticas pela UFMS, César trabalha há mais de 20 anos nas Artes Cênicas. Trabalhou como assistente do diretor/iluminador Jorginho de Carvalho no Teatro O Tablado, Universidade do Rio de Janeiro (UniRio) e foi professor de Produção Executiva da FAETEC/RJ. Como iluminador cênico colabora com companhias como: Cia o Grito, de Blumenau, com direção de Leandro de Assis; Escola Duo de Balé, de Campo Grande, com direção de Gisele Dória e Flávia Siufi; Ensino em Cena, do Rio de Janeiro, com direção de Francis Ivanovich e outras.


 “Vou abordar em aulas teóricas o processo criativo na iluminação cênica usando como referência aspectos históricos como, por exemplo, a montagem de ‘Vestido de Noiva’ no Theatro Municipal do Rio de Janeiro-RJ em 1943, o processo de outros iluminadores como Bob Wilson e também meu próprio processo. Memória da cor, percepção visual, tecnologia e outros assuntos serão discutidos e colocados em prática nessas aulas, levando o aluno a descobrir seu processo de criação”, revela César.


Já de 17 a 19 a iluminadora Aline Santini, fala sobre ‘Criação de Luz’. Ela é graduada em Artes Visuais, pós-graduada em Lighting Design pela Faculdade Belas Artes e cursou a Academia Internacional de Cinema (AIC). Atuando com iluminação há 16 anos, traz no currículo trabalhos com grandes diretores, companhias, artistas de teatro, dança e performance em São Paulo, como Gerald Thomas, Zé Celso e Denise Stoklos.


Mais informações pelo telefone (67) 99238-2829.

(com assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS