Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 25 de Junho de 2009, 17:11 - A | A

Quinta-feira, 25 de Junho de 2009, 17h:11 - A | A

\"D. Pedro I- Espetáculo Maçônico\" se apresenta em MS

Da Redação

Depois de realizar uma turnê em cidades das regiões Sudeste e Sul, o ator e diretor cênico, John Vaz, vem a Mato Grosso do Sul para apresentar a peça “Dom Pedro I- Espetáculo Maçônico”. O evento acontecerá no dia 26 de setembro, no Teatro Aracy Balabanian, às 20 horas. No dia 25 de setembro o ator fará uma apresentação gratuita para estudantes da rede pública de ensino.

A peça se passa dentro de uma loja maçônica do Grande Oriente Lusitano de Lisboa em 1834. Lá, Pedro IV de Portugal (Pedro I para nós brasileiros) faz um relato detalhado de toda a trajetória de sua vida. Desde a chegada de sua família ao Brasil, em 1808, passando pela regência de seu pai, o retorno a Portugal de sua família, a regência de Pedro I, os bastidores do “Dia do Fico” e da “Independência do Brasil”, a abdicação ao trono brasileiro e português, a deposição de sua filha Maria como rainha de Portugal, e a guerra que travou com irmão Miguel pelo trono português.

Figuras como Gonçalves Ledo e José Bonifácio ganham destaque na peça. A montagem é uma verdadeira aula de história, inédita e de utilidade cultural e educativa. Para a pesquisa do texto, foi elaborado um levantamento das fontes históricas e das atas das Lojas Maçônicas Comércio e Artes do Rio de Janeiro (GOERJ) e dos relatos do Museu Maçônico do Grande Oriente Lusitano em Portugal.

Serviço

Escolas públicas que desejam participar da sessão devem ligar para o telefone 9989-4621. A peça “D. Pedro I- Espetáculo Maçônico” conta com o apoio cultural do Governo do Estado, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) e é realizada por WJ Comunicações.

Sobre John Vaz

O ator e diretor de artes cênicas, John Vaz, é um especialista em interpretar personalidades da história. Durante os anos de 1999 e 2007 foi Coordenador do Teatro Museu da República - RJ.

Conhecido como “O Mil Caras do Teatro Brasileiro”, referência dada em matéria de capa do segundo caderno do jornal O Globo. Vaz tem em uma galeria de personagens, como o poeta e ator francês Antonin Artaud, o filósofo marxista Louis Althusser, o seringueiro Chico Mendes, o presidente bossa nova Juscelino Kubitschek, o presidente deposto João Goulart, o revolucionário Che Guevara e agora o imperador D. Pedro I.

Na televisão, participou da minissérie “Amazônia”, de Gloria Pérez, onde interpretou o coronel boliviano Rosendo Rojas. Na “Minissérie JK”, em 2006, fez o papel do vice-presidente João Goulart, também conhecido como Jango, participou da novela “Belíssima” em 2008 e a novela "Beleza Pura", ambas no papel de policial. Todos os trabalhos foram para TV Globo. No cinema, interpretou Che Guevara, com direção de Gringo Cárdia.

Durante a temporada da peça sobre o seringueiro Chico Mendes, uma apresentação foi encomendada pelos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura para que fosse apresentada ao ministro Gilberto Gil e os deputados Federais.

Na temporada sobre Che Guevarra, John foi convidado para montar a peça com um elenco local na cidade de La Higuerra, na Bolívia, onde o guerrilheiro foi morto. Ainda com o elenco estrangeiro, o ator realizou turnês em Buenos Aires- Argentina e Montevidéu- Uruguai. No ano que vem, a montagem segue para a Europa. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS