Sábado, 18 de Maio de 2024



Cultura e Entretenimento Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009, 19:15 - A | A

Sexta-feira, 28 de Agosto de 2009, 19h:15 - A | A

FCMS leva oficina de escultura em cerâmica para Corumbá

Da Redação (AP)

O governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), promove a partir desta terça-feira (1º) a oficina “Escultura em Cerâmica”, na Casa de Massabarro, em Corumbá/MS. O curso vai ser ministrado por Wandecok Cavalcanti até 6 de outubro e atenderá 40 artesão da cidade. A Casa do Massabarro fica na Rua da Cacimba s/n, bairro Cervejaria.

A capacitação terá foco no aperfeiçoamento da técnica de cerâmica e na inovação das peças por meio do design e será dividida em duas turmas (matutina e vespertina). Ela vai acontecer das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sábado. O curso terá um total de 240 h/a.

Wandecok Cavalcanti trabalha com arte desde 1980 como autodidata. Tem facilidade de absorver fotograficamente as figuras por ele estudadas, nas igrejas e museus de Pernambuco e da Bahia. Começou a desenvolver seu trabalho em argila na cidade de Tracunhaém-PE, onde desenvolveu um jeito simplificado de produzir, com muita beleza e desenvoltura, as suas esculturas sacras barrocas.

Artesanato sul-matogrossense

Aqueles que representam diversidade cultural e criativa do povo brasileiro, os artesãos, têm recebido uma atenção especial do Governo de Mato Grosso do Sul. Com o incentivo da Fundação de Cultura de MS, o artesanato sul-mato-grossense é presença marcante no mercado nacional e a visibilidade de seus produtos artesanais é alcançada principalmente pela participação em feiras estaduais e nacionais. Profissionais do Estado também conquistaram o prêmio Top 100, do Sebrae, obtendo reconhecimento pela qualidade dos trabalhos.

Além disso, a FCMS vem multiplicando os núcleos de produção do Estado, por meio do projeto Artesania, que leva oficinas de diversos ramos do fazer artesanal para comunidades do interior do Estado, aproveitando sempre as potencialidades de matéria-prima de cada local. Ele visa resgatar também, os ofícios tradicionais transformando-os numa possibilidade econômica de geração de trabalho e renda nas comunidades.

Entre as oficinas realizadas figuram as que utilizam a palha de milho e de bananeira, frutas típicas para a produção de doces em compotas e cristalizados, fibra de taboa, tecidos, crochê e bordado com motivos pantaneiros, modelagem em cerâmica, madeira, osso, bambu, cabaça, entre outras.

Os artesãos recebem ainda capacitações para gestão dos produtos como formação de preços, a elaboração da identidade visual, criação de embalagem, logomarca, rótulos e material de divulgação, para agregar valor na comercialização dos produtos e atender as exigências do mercado consumidor.

A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS fica no Memorial da Cultura e da Cidadania na Av. Fernando Correa da Costa, 559 – 5º Andar. Mais informações nos telefones 3316-9107 e 3316-9333.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS