Campo Grande Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Domingo, 27 de Janeiro de 2008, 12:52 - A | A

Domingo, 27 de Janeiro de 2008, 12h:52 - A | A

Hoje tem ensaio Geral do carnaval em Corumbá

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Os detalhes para a realização do Ensaio Geral das escolas de samba, que acontecerá neste domingo, 27 de janeiro, foram discutidos durante uma reunião entre a Prefeitura de Corumbá, Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco) e presidentes das oito agremiações filiadas à Liga. O encontro aconteceu na sede da Secretaria Executiva de Turismo (Setur).

Promovido pela Prefeitura, o ensaio – que será realizado pela primeira vez em Corumbá – integra a programação oficial do Carnaval 2008. O evento é a oportunidade para os sambistas identificarem possíveis problemas que poderão atrapalhar as apresentações das agremiações durante o desfile das escolas de samba nos dias 3 e 4 de fevereiro.

Na reunião, o secretário executivo de Turismo, Carlos Porto, explicou que a Prefeitura colocará toda a estrutura física da passarela do samba, que já estará montada, à disposição da Liesco para o ensaio. A decoração fica pronta até quarta-feira, dia 30.

"É um momento único, a Prefeitura está colocando a estrutura pronta uma semana antes. Teremos, inclusive, locução no palco para apresentar as escolas durante o ensaio", disse. "Quero que no domingo as escolas estejam presentes com suas alas; baterias. Vamos testar a evolução das escolas. É importante que esteja todo mundo lá", frisou.

Para o secretário, o Ensaio Geral ganha importância por três motivos: "qualifica as ações para a apresentação das escolas, é uma demonstração de compromisso que as escolas de samba têm em fazer um desfile de qualidade para a comunidade e, faz Corumbá ter mais um atrativo". Só para o ensaio será mobilizado efetivo de segurança de 30 policiais militares e equipes da Guarda Municipal.

Comuns no Rio de Janeiro, os ensaios técnicos naquela cidade acontecem no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, com entrada gratuita para o público. As escolas de samba podem fazer os testes de som, iluminação e recuo da bateria, por exemplo, seguindo um calendário previamente definido pela organização local do Carnaval. O ensaio será às 20 horas na Passarela do Samba formada pela na rua Frei Mariano e avenida General Rondon.

Medidas

Os representantes da Liesco e das diretorias das oito escolas de samba também tomaram conhecimento de medidas técnicas, estruturais e de segurança para o desfile, durante a reunião na Setur.

Como medida de segurança, uma brigada de incêndio vai acompanhar o desfile de cada entidade. Um trator será disponibilizado, pela organização, para retirada dos carros alegóricos da área de dispersão após o término da apresentação de cada escola. Técnicos especializados serão responsáveis por levantar a fiação de energia elétrica na passagem dos carros alegóricos.

Ainda foram detalhadas as dimensões da área de desfile na Frei Mariano e avenida General Rondon, bem como a altura do portal que marca o início da cronometragem.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS