Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 29 de Março de 2017, 14:54 - A | A

Quarta-feira, 29 de Março de 2017, 14h:54 - A | A

Segunda Edição

Mostra de Cinema abre debate sobre o papel da imprensa na sociedade

Organizado pelo MIS e Sindjor, o evento contará com convidados e debates após a exibição dos filmes

Alline Gois
Especial para Capital News

A segunda edição da Mostra de Cinema e Imprensa será realizada entres os dias 3 e 7 de abril e irá exibir filmes com temáticas em que a imprensa e a mídia estão presentes, proporcionando uma oportunidade de debate e reflexão sobre o papel da imprensa na sociedade. O evento é organizado pelo Museu da Imagem e do Som, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas.

Divulgação/Assessoria

Mostra de Cinema abre debate sobre o papel da imprensa na sociedade

Filme Veronica guerin - o custo da coragem, produzido por Joel Schumacher (2003)

O curador da mostra é o jornalista, radialista e ex-presidente do sindicato, Clayton Sales, que utilizou como critério de seleção filmes que levantassem discussões interessantes e atuais que gerem reflexões sobre imprensa e mídia. “A parceria com o sindicato proporcionou que trouxéssemos debatedores ligados a cada área de discussão que a gente levantou, como jornalismo e poder, política, sociedade, pessoas que vivem esse contexto para proporcionar debates urgentes e atuais sobre imprensa e sociedade”.

O jornalista explica que, para esta segunda mostra, ele selecionou filmes menos conhecidos e que abordam questões mais específicas do dia a dia dos profissionais da área jornalística. “Na mostra do ano passado foram filmes mais conhecidos, como “spotlight”, que tinha acabado de ganhar o Oscar. Este ano são filmes menos conhecidos, que tiveram pouca repercussão no Brasil. Um dos filmes que será exibido é ‘Veronica Guerin’, que trata da questão da mulher no jornalismo investigativo.
A mostra será realizada no MIS e é direcionada para toda a sociedade. As exibições serão seguidas de debates com convidados pelo Sindjor que tenham atuações profissionais nas áreas abordadas pelos filmes.

Confira abaixo a sinopse dos filmes e os debatedores de cada dia de exibição:
 
Dia 03/04 – Segunda-Feira
O mensageiro - Michael Cuesta (2014)
Tema: Violência contra os jornalistas
Convidada: Marta Ferreira, presidente do Sindjor-MS
Sinopse: O jornalista Gary Webb (Jeremy Renner) trabalha em um pequeno jornal, que não costuma cobrir assuntos políticos. Acidentalmente, ele descobre documentos sigilosos sobre o governo americano e a guerra às drogas. Webb passa a investigar o caso e percebe que os próprios políticos americanos mantém acordos com traficantes da América Central para trazer crack para dentro dos Estados Unidos. Ele tenta tornar as suas investigações públicas para desmascarar o caso, mas passa a sofrer grande pressão para abandonar a história, tanto de seus editores quanto de políticos influentes, que não hesitam a usar todo o tipo de violência e pressão para eliminá-lo. Baseado em uma história real.
 
Dia 04/04 – Terça-Feira
Faces da verdade - Rod Lurie (2008) –
Tema: O direito do jornalista ao sigilo das fontes
Convidada: Evelin Araújo, jornalista da editoria de Transparência do Midiamax
Sinopse: Pensando no Prêmio Pulitzer e na possibilidade de derrubar um presidente, a colunista política de Washington D.C Rachel Armstrong (Kate Beckinsale) escreve que o Presidente ignorou as descobertas de uma operação secreta da CIA ao ordenar ataques aéreos contra Venezuela. Rachel nomeia a agente Erica Van Doren (Vera Farmiga), uma mulher cuja filha mais nova estuda na mesma turma do filho de Rachel. O governo logo pressiona Rachel a dizer quem foi a sua fonte. Ela é detida por desobediência quando se recusa. Ela não vai mudar de idéia e os dias vão se acumulando. Da mesma forma, o caos domina a vida de Van Doren. A Primeira Emenda versus a segurança nacional, casamento e maternidade versus separação. Qual é o valor de um princípio?
 
Dia 05/04 - Quarta–Feira
Ausência de malícia – Sidney Pollack (1981)
Tema: Calúnia, difamação e retratação na imprensa
Convidado: Marcos Paulo Silva, integrante da Comissão de Ética do Sindjor-MS
Sinopse: Mike Gallagher é um atacadista de bebidas alcoólicas de Miami cujo pai é um mafioso local. Quando seu pai falece, o FBI entende que ele é o principal suspeito do crime. Mesmo sem ter provas, um promotor vaza uma falsa história de que o rapaz está envolvido no assassinato e a vida do homem começa a desmoronar.
 
Dia 06/04 -  Quinta-Feira
Conspiração e poder - James Vanderbilt (2016)
Tema: Jornalismo político, o furo de reportagem e suas pressões editorais.
Convidado: Victor Barone, editor de Política do jornal O Estado de MS
Sinopse: A produtora da CBS Mary Papes (Cate Blanchett) suspeita que o presidente George W. Bush usou a influência de seu sobrenome e acionou seus contatos para não combater na Guerra do Vietnã. Com a ajuda de uma fonte, ela consegue os documentos necessários para a comprovação da denúncia e leva a história ao ar no programa 60 Minutes, apresentado pelo lendário Dan Rather (Robert Redford). Ao invés de abalar a campanha de reeleição de Bush, no entanto, o que se vê após a exibição é um processo de descrédito das informações que coloca em xeque todo o trabalho da equipe de reportagem.
 
Dia 07/04 – Sexta-Feira
Veronica guerin - o custo da coragem – Joel Schumacher (2003)
Tema: A mulher no jornalismo investigativo.
Convidada: Aline dos Santos, repórter do Campo Grande News
Sinopse: Veronica Guerin (Cate Blanchett) é uma repórter investigativa que publica uma matéria sobre os traficantes de drogas e chefes do crime mais poderosos de Dublin, cidade onde vive. A matéria traz grande repercussão e reconhecimento ao trabalho de Veronica, mas também faz com que ela e sua família passe a sofrer constantes ameaças.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS