Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018, 15:12 - A | A

Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018, 15h:12 - A | A

Lançamento

Nelson Trad têm história de vida relatada considerando importância a MS

Após sete anos de seu falecimento, no próximo dia 7 haverá o lançamento de obra literária sobre a sua biografia, com autoria do jornalista e escritor Oscar Ramos Gaspar.

Flavia Andrade
Capital News

Deurico/Arquivo Capital News

Nelson Trad

Após sete anos de seu falecimento, no próximo dia 7 haverá o lançamento de obra literária sobre a sua biografia, com autoria do jornalista e escritor Oscar Ramos Gaspar

O livro Nelson Trad Uma Vida Pra Valer traz à tona parte da história da criação de Mato Grosso do Sul, de autoria do jornalista e escritor Oscar Ramos Gaspar, a biografia será incluída nas histórias de personalidades do Estado. A cerimônia, está prevista para começar as 18h30, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, com produção artística da Secretaria de Estado, Cultura e Cidadania, da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e Fundação de Turismo, além do perfil histórico do homenageado, em alusão ao 75° Aniversário de Independência do Líbano pela sua ascendência libanesa.

 

Para o secretário de Estado, Cultura e Cidadania, Athayde Nery,  “É uma obra de relevância ao nosso Estado que deverá ser incluída no acervo público da Fundação de Cultura”, diz Nery.

  

O biógrafo Oscar Ramos Gaspar colheu mais de setenta depoimentos, ao longo de dois anos,  que permitiram traçar o perfil humano, o percurso político e a carreira profissional de Nelson Trad, reconhecido como dos mais brilhantes criminalistas de Mato Grosso do Sul.

 

Segundo o jornalista e escritor Oscar Ramos Gaspar, escrever a biografia de Nelson Trad foi, além de “instigante desafio intelectual, gratificante prospecção de uma trajetória extraordinária. A intensa e importante carreira parlamentar, a lucidez política que o destacaria em momentos decisivos no Congresso Nacional, o preço que pagou por sua aversão às transigências e travessuras da baixa política”, são aspectos abordados no livro que será lançado em memória do finado deputado federal.

 

Ainda que se diga “privilegiado” por ter privado de longas conversas com Nelson Trad, Oscar Ramos Gaspar afirma que só teve a dimensão real de sua personalidade a partir quando passou a tecer as dezenas de depoimentos que resultaram no livro ‘Nelson Trad: Uma Vida Pra Valer’.

 

O livro conta com 270 páginas onde Gaspar refaz a trajetória de Nelson Trad, resgatando o estudante, a carreira política truncada pela ditadura militar, que lhe cassou o mandato de vice-prefeito e suspendeu seus direitos políticos por uma década. A paixão pelo futebol, o resgate de seus direitos políticos com a Anistia e, a partir daí, a retomada de sua carreira política.

 

História

Nelson Trad morreu no dia 7 de dezembro de 2011, deixou esposa Therezinha e cinco filhos Nelson, Fátima, Marcos, Fábio e Maria Thereza. Inspirado no pai, três deles ingressaram na vida política: senador eleito Nelsinho Trad, prefeito da Capital Marquinhos Trad e deputado federal Fábio Trad.

 

Com o histórico relatado no livro sobre ações voltadas ao esporte e a ações sociais, a família decidiu vender o livro e arrecadar recursos para doações a entidades que desenvolvem ações defendidas pelo finado deputado federal. As instituições beneficiadas serão: Los Angeles Futebol Clube; escolinha de futebol para crianças carentes, Sirpha – Lar dos Idosos e Cotolengo Sul-Mato-Grossense. “É uma maneira de manter viva a memória do Nelson e celebrar no próximo dia 7 a sua passagem entre nós”, comentou dona Therezinha.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS