Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009, 08:21 - A | A

Quarta-feira, 19 de Agosto de 2009, 08h:21 - A | A

Quarta: A Balada de Narayama é exibida hoje no Cinema d(e) Horror

Da Redação

O longa metragem A Balada de Narayama é atração do projeto “Cinema d(e) Horror” de hoje (19). A exibição do filme acontece às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo. A entrada é franca. O filme tem duração de 130 minutos e classificação de 12 anos.

O projeto tem como objetivo promover reflexões a partir de longas que tratam de conflitos humanos ou enquadrados na categoria horror, levando a uma melhor compreensão do universo artístico contemporâneo e da conflituosa natureza humana, numa leitura diferente do habitual.

Após a exibição será realizado debate com abordagem crítica sobre o filme, relacionando-o a obras literárias que tratam de temas relacionados. O mediador do debate realizado em torno de A Balada de Narayama será o mestrando em Estudos de Linguagens da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Isaías Leonidio Farias, que abordará a obscenidade da morte em relação ao filme.

A Balada de Narayama

No fim do século XIX, em um pequeno vilarejo japonês, o morador que completa 70 anos de idade deve subir ao topo de uma sagrada montanha e aguardar por sua morte. Aquele que se recusa a cumprir a tradição traz e desonra para sua família. Mas para Orin (Sumiko Sakamoto), uma senhora de 69 anos, procurar uma esposa para o seu filho mais velho, Tatsuhei (Ken Ogata), é mais preocupante do que cumprir a amarga tradição.

Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1983, A Balada de Narayama é um belo e sensível filme do diretor Shohei Imamura, o primeiro realizador japonês a receber duas Palmas de Ouro no Festival.

Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica na Rua 26 de Agosto, 453, ou pelo telefone 3317-1792. A classificação etária é de 12 anos. (Com assessoria da FCMS)
.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS