Campo Grande Quinta-feira, 02 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Quarta-feira, 22 de Abril de 2009, 14:41 - A | A

Quarta-feira, 22 de Abril de 2009, 14h:41 - A | A

Quarta: Exposição “Descobrindo a Magia do Barro” acontece no Centro Cultural

Da Redação

O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Hércules Mandetta em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) inaugura a exposição de cerâmica “Descobrindo a Magia do Barro”, hoje (22), às 19h, no foyer do Teatro Aracy Balabanian no Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Aproximadamente serão expostas 100 peças dos alunos das oficinas de cerâmica dos “Projeto Ciranda”, “Projovem Adolescente” e “Grupo de Produção” do CRAS Hércules Mandetta, uma instituição pública mantida pela Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania – SAS da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O Cras, que fica conjunto dos Novos Estados, tem o objetivo de divulgar os trabalhos realizados pelas crianças, adolescentes, jovens e mulheres atendidas nas oficinas de cerâmica.

As oficinas de cerâmica são ministradas pela artista plástica Silvia Helena Machado, formada em Educação Artística - Licenciatura Plena em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e pós-graduada em Cultura e Arte Barroca pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

O “Projeto Ciranda” atende crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 15 anos que desenvolvem atividades sócio-educativas, voltadas para a proteção, desenvolvimento e socialização, em horário anterior ou posterior ao escolar. Com esse público são desenvolvidos oficinas de comunicação, artes, recreação e esporte, que buscam desenvolver de forma integrada as habilidades culturais e artísticas de forma coletiva e individual, com o objetivo de promover a inserção social. Com esse projeto a oficina de cerâmica propõe realizar um trabalho voltado à arte terapia enfatizando, a modelagem livre. A argila ou barro, material a partir do qual é produzida a cerâmica, é maleável e permite através de seu manuseio e no simples contato com as técnicas de modelagem, constituir um canal privilegiado de expressão dos sentimentos em sensações humanas.

O “Projovem Adolescente” - Projeto Agente Jovem de Desenvolvimento Social e Humano é dirigido a jovens de 15 a 17 anos, em situação de vulnerabilidade social. Para este público a oficina de cerâmica vai além da arte-terapia. Com o estímulo à criação e produção de peças em cerâmica, dá-se ênfase na valorização da auto-estima, relacionamento interpessoal, aumento do senso artístico e estético além do aprimoramento da coordenação motora.

O “Grupo de Produção” foi criado neste ano e é formado por mulheres da comunidade. O foco do trabalho do grupo é desenvolver, produzir e comercializar peças utilitárias e decorativas em cerâmica e explorar a iconografia do Estado e pontos turísticos de Campo Grande.

A exposição vai até 15 de maio, de terça a sábado das 8h às 22h e domingo das 14h às 19h. Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS