Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009, 12:26 - A | A

Quinta-feira, 17 de Setembro de 2009, 12h:26 - A | A

Quinta: Cena Som apresenta inovação do Improváveis Teatro Clube

Da Redação

O show "TPM – Pocket Show”, do Improváveis Teatro Clube é a próxima atração do Cena Som, projeto que leva apresentações artísticas de música, teatro e dança para o Centro Cultural José Octávio Guizzo. O evento será realizado na próxima quinta-feira (17), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

Depois de uma oficina intensiva de reciclagem com o improvisador e stand up comedy Rodrigo Amém - ator que hoje atua no Rio de Janeiro - realizada no mês de julho dentro do Projeto “Férias Improváveis”, o Improváveis Teatro Clube trará muitas novidades para o show "TPM – Pocket Show”.

O grupo experimentará pela primeira vez um novo formato de espetáculo não competitivo. É o “TPM – Pocket Show” que traz as recentes experiências e estudos do grupo na área do humor e da improvisação. Neste espetáculo serão realizados novos jogos, com novos desafios. A estrutura continua sendo de um espetáculo de improvisação: todas as cenas criadas são feitas a partir das indicações da platéia. Nenhuma apresentação é igual à outra, todas são estréias de um espetáculo que acontecerá apenas uma vez. O grande desafio para as atrizes do grupo é o de desenvolver a habilidade em lidar com o inesperado e, a partir disso, criar boas cenas.

A improvisação teatral vem conquistando o público brasileiro, em especial nos grandes centros, com grupos de improviso de muito sucesso com grande repercussão não apenas no teatro, mas também na Internet e na própria televisão. Alguns destes atores improvisadores já participam de diversos programas de humor e comportamento como é o caso de Rafinha Bastos (que atua num dos mais famosos espetáculos de improviso, o “Improvável” e também é apresentador do programa de TV CQC) e do grupo Barbixas do Humor, no programa Quinta Categoria da MTV.

O grupo Improváveis Teatro Clube é o primeiro grupo de improvisação teatral de Mato Grosso do Sul e estreou há 1 ano seu espetáculo-jogo "T.P.M. – Todas Pela Medalha!" . Este espetáculo de improviso tem o formato de competição esportiva e utiliza as técnicas do Teatro-Esporte, criado na Inglaterra na década de 1950, que consiste na união da linguagem teatral, do improviso e de elementos do esporte.

Bertolt Brecht dizia que o teatro deveria ser como o futebol, capaz de mobilizar o público como num estádio. O Teatro-Esporte alcança o que o dramaturgo alemão vislumbrara graças ao seu caráter imprevisível, a posição em que é colocado o ator/jogador confrontado com o inesperado e a participação ativa e direta da platéia, que é afinal quem decide o que será apresentado.

Alguns trechos das apresentações do clube podem ser vistos no site Youtube e já possuem mais de 7 mil acessos. O Improváveis Teatro Clube vem conquistando a comunidade, contribuindo de maneira significativa para a formação de público de teatro, pois possui um formato de apresentação bem humorado, dinâmico e interativo.

O espetáculo tem a direção de Carol Araújo, produção de “O Clube”, iluminação de Stepheen Abrego, fotografia de Roger Abrego e Vaca Azul Corporation Association. No elenco estão Carol Araújo, Fernanda Kunzler, Fernanda Versolato, Ella Costa e Lorena Siqueira.

O Improváveis Teatro Clube foi criado a partir da oficina "Teatro-Esporte - técnicas de improvisação para atores e não atores" que foi realizada em julho de 2007 com o ator Rodrigo Espírito Santo do Teatro do Nada (RJ). O grupo então foi formado por alguns participantes desta oficina que tiveram interesse em dar continuidade a pesquisa sobre as técnicas que envolvem o teatro-esporte.

Em 2008, continuando sua pesquisa, iniciou os ensaios para a montagem de seu espetáculo de estréia. Durante o trabalho, um processo curioso aconteceu: os homens saíam, as mulheres ficavam. Esta ironia do destino foi fato decisivo para firmar a identidade do grupo: o Improváveis Teatro Clube é um time feminino de improvisação. Aos homens, restaram os papeis de apresentadores convidados ou participações especiais.

Os ingressos custam R$ 15 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Mais informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, na rua 26 de Agosto, 453 ou pelo telefone 3317-1792. A classificação é de 12 anos. (Com assessoria)
.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS