Campo Grande Quarta-feira, 01 de Maio de 2024


Economia Segunda-feira, 05 de Junho de 2023, 13:37 - A | A

Segunda-feira, 05 de Junho de 2023, 13h:37 - A | A

Atenção

Campo Grande se destaca com desenvolvimento econômico em maio

Primeiro trimestre fechou com índice de 3,4%

Elaine Oliveira
Capital News

  1. Divulgação/Assessoria

    Campo Grande é destaque em evento sobre mobilidade

    Campo Grande

    Desenvolvimento econômico continua a todo vapor em Campo Grande e fechou o 1º trimestre de 2023 com índice de 3,4% de desocupação, a menor entre as capitais federativas, o que poderia indicar uma situação de pleno emprego.

 

Segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Previdência, Campo Grande gerou mais 719 vagas no mercado formal no mês de abril. No acumulado de 2023, foram gerados 3.360 empregos formais, sendo 1.925 apenas no setor de serviços. Indústria e construção criaram juntos 1.358 novos empregos. A Capital das Oportunidades aparece na 9ª posição entre as 27 capitais que, proporcionalmente, mais ampliaram seu contingente total de empregados com carteira assinada.

 

“Estamos em uma situação de pleno emprego, que é mais alto grau do uso de forças produtivas da economia. Este cenário é considerado na macroeconomia quando toda a mão-de-obra, qualificada ou não, pode ser empregada devido ao grande impulso que deixa a economia em equilíbrio”, explica o  secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila. 

 

Março 2023

No mês de março de 2023, Mato Grosso do Sul registrou alta de 4,3% no comércio varejista ampliado na comparação com fevereiro, acima da média nacional de 3,6%. Já o setor de serviços teve forte alta de 7,9%, também acima dos 0,9% da média nacional. Apesar de o IBGE não divulgar dados para os municípios, sabe-se que Campo Grande representa quase 40% do montante estadual de comércio e serviços, ou seja, parte significativa desses números são puxados pela Capital.

 

O número de empresas ativas também continua em crescimento, chegando a 123.518 conforme dados da Receita Federal. Um crescimento de 11,51% frente a abril de 2022, demonstrando a resiliência da economia municipal e o espírito empreendedor do campo-grandense.

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS