Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Economia Domingo, 08 de Abril de 2018, 09:36 - A | A

Domingo, 08 de Abril de 2018, 09h:36 - A | A

Energia elétrica

Começa a valer reajuste nas contas de luz para consumidores da Energisa

Revisão na tarifa vai atingir 1 milhão de unidades consumidoras em 73 municípios do Estado

Flávio Brito
Capital News

Começa a valer neste  sábado (8) o reajuste nas contas de energia elétrica para consumidores de Mato Grosso do Sul. O aumento, aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na última terça-feira (3), vai atingir 1 milhão de unidades consumidoras em 73 municípios do Estado.

 

Para os consumidores atendidos pela Energisa, o reajuste médio nas tarifas será de 9,87%. Para os consumidores residenciais das zonas urbana e rural, atendidos pela baixa tensão, o aumento alcançará 10,65%. Já as grandes empresas, que usam a rede de alta-tensão, terão aumento de 7,91%.

 

O reajuste faz parte da revisão tarifária da concessionária, que ocorre periodicamente a cada cinco anos, segundo o contrato firmado na década de 1997. A EMS atende a maioria das cidades de Mato Grosso do Sul.  O Conselho dos Consumidores de Energia da Área de Concessão da Energisa-MS(Concen) entrará com recurso. Com homologação dos índices de reajuste, o conselho informou - por meio da assessoria de imprensa - que contratou consultoria para revisar os números usados como base para a revisão e encontrou incongruências, por isso entrará com recurso. 

 

O Concen reúne representantes das principais classes de consumo e defende a manutenção dos últimos valores enviados pela Aneel à entidade: de 6,8% para consumidores de alta tensão; 8,83% para os de baixa tensão e um efeito médio de 8,25%.

 

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS