Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Economia Sábado, 07 de Julho de 2018, 11:04 - A | A

Sábado, 07 de Julho de 2018, 11h:04 - A | A

ação social

Dia Internacional do Cooperativismo é neste sábado

Em Mato Grosso do Sul, setor comemora a geração de 7 mil empregos diretos, por meio de mais de 100 cooperativas

Flávio Brito
Capital News

O primeiro sábado do mês de julho é sempre dedicado a celebrar a contribuição do cooperativismo para o fortalecimento das nações ao redor do mundo. É por isso que, no próximo sábado (7), mais de 100 países, dentre eles o Brasil, celebraram o Dia Internacional do Cooperativismo.

 

Todos os anos, a celebração é pautada por um tema global definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), entidade de representação desse modelo econômico em nível global e da qual o Brasil faz parte, por meio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). Em Mato Grosso do Sul, são 107 cooperativas registradas na OCB/MS, com mais de 200 mil membros, gerando cerca de 7 mil empregos diretos.

 

Neste ano, o Dia Internacional do Cooperativismo é voltado para o tema “Sociedades sustentáveis por meio da cooperação”, mostrando à sociedade o papel transformador das cooperativas que, dia após dia, atuam na construção de um mundo mais justo, equilibrado e com melhores oportunidades para todos.

 

No Brasil, a celebração do Dia Internacional do Cooperativismo começou no sábado, dia 30 de junho, com uma programação intensa e que envolveu ações simultâneas em mais de 400 cidades do país, alinhadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, elaborados pela Organização das Nações Unidas (ONU), visando a erradicação da pobreza extrema no mundo até 2030.

 

“Nós celebramos, junto com o Dia Internacional do Cooperativismo, o Dia de Cooperar, um movimento verde e amarelo de dedicação ao próximo. O Dia C, como o chamamos, representa todo o esforço das cooperativas brasileiras em realizar, com suas parcerias, iniciativas voluntárias, duradouras e com grande impacto transformador na vida das pessoas que residem no entorno delas. Essas iniciativas ocorrem ao longo de todo o ano. Nós sabemos que atitudes simples movem o mundo, por isso, fazemos essa dupla celebração”, comenta Renato Nobile, superintendente do Sistema OCB.

 

 

 

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS