Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Economia Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017, 15:51 - A | A

Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017, 15h:51 - A | A

Agilidade

Divulgado registro recorde de alvarás liberados na construção civil em Campo Grande

Objetivo é atender o público de forma ágil, eficiente e desburocratizada

Flavia Andrade
Capital News

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), alcançou registro de 891 Alvarás de Construção emitidos no mês de junho. Se comparado a média mensal de 248 documentos expedidos nos últimos sete anos valor é considerado recorde. O aumento de 359,2% é resultado das mudanças propostas pela nova gestão municipal e o que está sendo realizado com o objetivo de atender o público de forma ágil, eficiente e desburocratizada.

Deurico Ramos / Arquivo Capital News

Foto ilustrativa de construção civil, trabalhador de construção civil, pedreiros

O mercado da construção civil está aquecendo novamente

De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, José Marcos da Fonseca, “Para isto a Semadur teve que agir estrategicamente em algumas frentes. Uma delas é o trabalho executado com relação a legislação municipal. Outra medida foi a simplificação, padronização e modernização dos sistemas, oferecendo maior eficiência, com segurança jurídica para os mais de 85% dos processos que dão entrada na secretaria por meio do Programa Aprove Fácil”,  aponta Fonseca.

Com aumento na demanda de novos projetos arquitetônicos, a partir da alteração de procedimentos adotados pela Caixa Econômica Federal, com relação ao financiamento de imóveis pelo programa Minha Casa Minha Vida, a Semadur se antecipou e criou uma força-tarefa para atender esses pedidos.

O gerente regional de construção civil da Caixa, Ubiratan Rebouças Chaves, “A disposição do poder público, em especial do secretário José Marcos, em dialogar com o setor da construção civil e com a Caixa, no sentido de buscar melhoria e agilidade no processo, sem sombra de dúvida foi a principal mudança, pois com tal postura, faz com que os processos sejam aprovados de forma mais ágil, dinamizando assim a economia do município, gerando emprego e renda”, ressalta Ubiratan.

Já o presidente da Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul (Acomasul), Adão Castilho, Isso tem feito toda a diferença. A nova metodologia adotada nos auxilia no contato direto com os analistas, trazendo assim maior fluidez nos procedimentos com esse contato direto. Estamos tendo retorno por parte da Semadur, sendo uma via de mão dupla.

 

O mercado da construção civil é grande e de muita importância para a economia. Com relação à nossa grande demanda, devido aos prazos estipulados, fomos prontamente atendidos. E sobre essa postura adotada estamos satisfeitos com o trabalho que vem sendo implementado pela Semadur”, conclui.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS