Domingo, 05 de Maio de 2024


Economia Terça-feira, 19 de Outubro de 2010, 09:25 - A | A

Terça-feira, 19 de Outubro de 2010, 09h:25 - A | A

Empresários de MS participam de congresso no PY

Jefferson Gonçalves - Capital News

A missão empresarial organizada pela Seprotur (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo) e Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) segue nesta terça-feira (19) para Assunção, capital do Paraguai, onde participa do 12º Congresso de Supermercados Paraguaios, que acontece até o próximo sábado (23) no Centro de Convenções da Conmebol. Integram a missão empresarial, representantes de 12 empresas do Estado – ADM do Brasil, Alimentos Fujii, Bunge Alimentos, Cachaça Velho Casario, D’Itália Indústria e Comércio de Plásticos, Dolce Mondo, Fibria, Battiston & Barbosa, River Alimentos, Semalo Indústria e Comércio de Alimentos, Strut Alimentos e Vó Erminia Alimentos.

Segundo o coordenador do CIN (Centro Internacional de Negócios da Fiems) da Fiems, Fábio Fonseca, a missão conta com empresas de diferentes segmentos industriais, como alimentos, bebidas, plásticos, celulose e metal-mecânica. “Trata-se de um evento de capacitação em que os fornecedores e supermercados reúnem-se para abordar questões em comum. Além disso, serão apresentados estudos de mercado que foram realizados exclusivamente para o congresso e realizadas palestras com especialistas de renome internacional, abordando as últimas novidades do setor de supermercados no mundo”, detalhou.

A programação começa na quinta-feira (20) com cerimônia de abertura, visita ao Museu de Futebol, painel de debate sobre economia e contrabando e palestra com os temas “O Comprador e a Atualidade do Varejo no Paraguai” e “Processos Burocráticos de Exposição”. Na sexta-feira (21), terão continuidade as palestras com os temas “Negócios amigáveis com Meio Ambiente”, “Quatro Gerações Convivem com a Empresa”, “Sustentabilidade - Envasamento em Pet Sustentável”, “Oceano Azul - Corrente Principal do Supermercadismo Atual”, “EDI no Paraguai – Tecnologia e Inovação nas Relações Comerciais”, “Tendências e Novidades do Supermercadismo” e “O Futuro do Mundo e as Oportunidades para América Latina”.

O coordenador do CIN ainda explica que, como o grupo retorna a Campo Grande na madrugada de sábado (23), os representantes das 12 indústrias que integram a missão devem aproveitar ao máximo os dois do congresso para estreitar as relações com o mercado paraguaio, inserindo os produtos sul-mato-grossenses. “O Paraguai tem facilidades em importar nossos produtos, pois é um país integrante do Mercosul e Mato Grosso do Sul tem facilidades por fazer fronteira com aquele país”, explicou aos participantes da missão durante reunião preparatória realizada ontem (18) na Casa da Indústria, em Campo Grande, para detalhar o roteiro de viagem, repassar orientações e os documentos de viagem pela agência contratada, além de solucionar as dúvidas.
 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS