Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Segunda-feira, 19 de Junho de 2017, 13:16 - A | A

Segunda-feira, 19 de Junho de 2017, 13h:16 - A | A

Agronegócio

Índice de confiança do agronegócio cai no primeiro trimestre de 2017

Apesar da queda, produtores e empresas mantiveram-se acima de 100 pontos

Rosana Moura
Especial para o Capital News

Divulgação

ICF

Índice de confiança do agronegócio cai no primeiro trimestre de 2017

Primeiro trimestre de 2017 aponta queda de 3,9 pontos no Índice de Confiança do Agronegócio (IC Agro), medido pelo Departamento do Agronegócio (Deagro) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB).  O valor é bastante significativo se comparado ao quarto semestre do ano passado, que apontou 100, 5 pontos.

Apesar da queda do ICAgro, os produtores e empresas que compõem o agronegócio mantiveram-se na faixa acima de 100 pontos. De acordo com a metodologia do estudo, pontuação acima de 100 pontos corresponde a otimismo e resultados abaixo disso indicam baixo grau de confiança.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), de janeiro a março deste ano foram vendidos, no mercado brasileiro, 9,5 mil tratores de rodas, cultivadores e colhedeiras, um crescimento de 45% sobre o mesmo período do ano passado.

Para a indústria, em especial as de “Alimentos”, a queda no 1º trimestre deste ano em relação ao 4º trimestre de 2016 foi de 2,6 pontos, para 102,0 pontos, mantendo o patamar otimista. A percepção dessas empresas sobre a economia brasileira melhorou no período avaliado, mas houve uma relativa perda de otimismo com as condições do negócio. O sentimento é reforçado pelos dados de vendas no varejo de alimentos e bebidas divulgados pelo IBGE, que registrou recuo de 3,1% no mesmo trimestre pesquisado.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS