Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Economia Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018, 13:19 - A | A

Segunda-feira, 10 de Setembro de 2018, 13h:19 - A | A

DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL

Índice de Desempenho Industrial registra mais um mês positivo no MS

Indicador aponta crescimento de quase 10% de um mês para o outro

Leonardo Barbosa
Capital News

Fiems/Divulgação

Índice de Desempenho Industrial registra mais um mês positivo no MS

Índice reflete bom momento vivido pelo setor industrial no estado

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul, voltou a registar mais um mês positivo. Em julho, o Índice alcançou 52 pontos, indicando elevação de 1,6 ponto na comparação com o mês de junho, quando o indicador já tinha avançado por conta da recomposição do nível de atividade após a paralisação dos transportes. O IGDI foi criado pelo Radar Industrial da Fiems (Federação da Indústria do MS) e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial do estado.

 

Segundo a Fiems, essa expansão seguida é resultado do aumento da participação das empresas com produção crescente ou estável na passagem de um mês para o outro, saindo de 70,3% em junho para 79,3% em julho. Houve também um ligeiro crescimento na participação das empresas que contrataram no mês, saindo de 9,5% em junho para 9,7% em julho. Com isso, o IGDI ficou acima dos 50 pontos.

 

Índice

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou Ezequiel Resende.

 

 

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS