Domingo, 19 de Maio de 2024



Economia Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010, 17:06 - A | A

Quinta-feira, 23 de Dezembro de 2010, 17h:06 - A | A

Juro bancário do crédito pessoal sobe em dezembro

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Altamir Lopes, informou nesta quinta-feira (23) que os juros cobrados pelos bancos em suas operações de crédito pessoal, uma das principais linhas de empréstimos para as pessoas físicas, subiu 1,2 ponto percentual no início deste mês, para 43,2% ao ano. Os cálculos foram feitos até 9 de dezembro. Em novembro, a taxa somou 42% ao ano.

A subida dos juros bancários no crédito pessoal acontece após a decisão do Banco Central de elevar a alíquota dos depósitos compulsórios, medida que retira R$ 61 bilhões da economia, além de aumentar a exigência de capital para empréstimos mais longos nas linhas de aquisição de veículos. As medidas macroprudenciais, para tentar evitar a formação de uma bolha no mercado de crédito, foram anunciadas pelo BC em 3 de dezembro, e devem ter impacto, segundo a autoridade monetária, nos juros bancários.

"Pode ser o início do efeito [do compulsório]. O crédito pessoal acaba sendo afetado. Mas ainda é muito cedo para se tirar conclusões. Temos de aguardar o impacto destas medidas", afirmou Altamir Lopes, do Banco Central. Segundo ele, os juros bancários de todas operações com pessoas físicas também subiu no início deste mês. Passou da mínima histórica de 39,1% em novembro para 39,2% ao ano. No caso de pessoa jurídica, a taxa recuou para 28,5% ao ano no começo de dezembro, contra 28,6% ao ano em novembro.

Lopes revelou ainda que a taxa média de juros dos bancos em suas operações de crédito para compra de veículos subiu 0,2 ponto percentual no inicio deste mês, para 23% ao ano, na comparação com 22,8% ao ano em novembro. Neste caso, Lopes informou que a medida do BC, que exige mais capital para empréstimos de prazo maior para pessoas físicas, ainda demora para ter impacto, uma vez que a exigência entra em vigor somente em julho de 2011. (G1)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS