Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Economia Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017, 12:17 - A | A

Quarta-feira, 09 de Agosto de 2017, 12h:17 - A | A

Planejamento 2021

Mato Grosso do Sul de olho em investimento de R$ 7 bi para energia solar

Leilão que será realizado em dezembro indica a construção de 20 usinas de geração fotovoltaicas no Estado

Danilo Galvão
Capital News

Divulgação/Assessoria

Projeto “Sistemas Fotovoltaicos” é lançado pelo Senai

Objetivo é reduzir custos através da geração de energia solar

Além do projeto lançado no início desta semana pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para fomento da instalação de geradores de energia solar no Mato Grosso do Sul, o Estado vê a possibilidade de aumento dos sistemas fotovoltaicos com a instalação de 20 novas usinas desse modelo de conversão elétrica.

Um leilão para energia reserva promovido pela Eletrobrás, em dezembro, fará a definição de um investimento de R$ 7 bilhões nessas unidades, que serão instaladas a partir de janeiro de 2021.

No projeto da distribuição das usinas de geração fotovoltaica o município de Cassilândia seria o mais contemplado com a instalação de 13 unidades, sendo outras sete em Paranaíba, também na região do Bolsão. Espera-se a criação de aproximadamente 2.000 empregos com os empreendimentos, sendo 75% desses postos na fase de implantação das usinas.
 
A portaria que estabelece o edital da habilitação técnica para os projetos já foi publicada pelo Ministério de Minas e Energia no Diário Oficial da União. É citado inclusive uma possível penalidade à empresa vencedora que não entregar depois da efetivação das unidades o considerado como “energia não suprida”. O patamar estabelecido para a sanção é o do desempenho inferior a 90% do pactuado com a Eletrobrás.

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS