Campo Grande Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Economia Quarta-feira, 01 de Setembro de 2010, 13:58 - A | A

Quarta-feira, 01 de Setembro de 2010, 13h:58 - A | A

Oferta de crédito ao consumidor deve desacelerar no 2º semestre

Da Redação - (AS) - (www.capitalnews.com.br)

O consumidor brasileiro deve tomar crédito no segundo semestre num ritmo menor que o verificado no primeiro, segundo pesquisa da empresa de análise de crédito Serasa Experian, divulgado nesta quarta-feira (1º). O indicador de perspectiva de crédito ao consumidor caiu 1,7% em julho, marcando o sexto mês consecutivo de redução, chegando a 102,1 pontos.

Segundo a Serasa, isso sinaliza que as concessões de crédito para pessoas físicas “deverão evoluir mais lentamente no segundo semestre de 2010”, na comparação com o primeiro.

- A retirada dos estímulos fiscais às aquisições de bens duráveis e a elevação do comprometimento de renda do consumidor, tendo em vista a forte expansão do crédito registrada ao longo dos últimos 12 meses, dificultando, portanto, a capacidade de absorção adicional de novos créditos (...), deverão ocasionar o crescimento mais moderado do crédito aos consumidores durante o segundo semestre.

Dados da própria Serasa divulgados no último dia 12 mostraram que o consumidor brasileiro terminou o primeiro semestre com mais dívidas e isso faz com que a segunda metade do ano comece com aumento nos níveis de inadimplência: o calote ficou 3,9% maior em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado - terceiro aumento seguido.

- O consumidor tem enfrentado dificuldades na hora de honrar seus compromissos. Além das compras feitas nas datas comemorativas em maio e junho e das constantes promoções do varejo, com prazos mais alongados para diluir a elevação da taxa de juros, o consumidor também carrega dívidas desde março, quando aproveitou a redução do IPI [Imposto sobre Produtos Industrializados] para comprar veículos e eletrodomésticos da linha branca. (Fonte: R7)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS