Campo Grande Terça-feira, 16 de Abril de 2024


Economia Sexta-feira, 01 de Junho de 2018, 18:16 - A | A

Sexta-feira, 01 de Junho de 2018, 18h:16 - A | A

RELAÇÕES DE CONSUMO

Pagamento do cartão crédito tem novas regras

Bancos ou empresas poderão definir um percentual de pagamento mínimo para cada cliente

Flávio Brito
Capital News

Divulgação

Jurpos de cartao de credito BC

Juros para o cartão têm novas regras

Entraram em vigor nesta sexta-feira (1º) as novas regras para o cartão de crédito. As medidas, aprovadas no fim de abril pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), poderão minimizar as taxas de juros cobradas na modalidade de crédito.

 

O pagamento mínimo das faturas, que estava definido em 15% do valor total, passa por mudanças.  Agora, cada banco ou empresa (lojistas e empresas de seguro, por exemplo, que também emitem cartões) poderá definir um percentual de pagamento mínimo para cada cliente, de acordo com o perfil dele e relacionamento com a instituição. a possibilidade de cobrança de taxas de juros diferentes para quem deixa de pagar a fatura total: a do rotativo “regular” e a do rotativo "não regular" foi extinguida.

 

Os juros do rotativo regular, mais baixos, são cobrados daqueles clientes que quitam pelo menos o pagamento mínimo de uma fatura. Já os juros do rotativo não regular, mais altos, são aplicados pelos bancos àqueles clientes que pagam menos que o mínimo ou não pagam a fatura, e ficam inadimplentes.

 

De acordo com o Banco Central, no mês de março a taxa média do rotativo regular foi de 10,8% ao mês e a do rotativo não regular, de 14,3% ao mês. A partir de agora, os bancos poderão cobrar apenas uma taxa, a do rotativo regular, definida em contrato. Em caso de inadimplência, o CMN autorizou ainda a aplicação de juros de mora e multa. (Com informações do G1)

 

Comente esta notícia


Colunistas LEIA MAIS