Campo Grande Terça-feira, 07 de Maio de 2024


Economia Domingo, 27 de Janeiro de 2008, 11:17 - A | A

Domingo, 27 de Janeiro de 2008, 11h:17 - A | A

Presidente da IP diz que Fiems é base para a instalação da unidade em Três Lagoas

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

O presidente-executivo da International Paper Brasil, Maximo Pacheco, disse nesta sexta-feira (25/01), durante visita ao Centro de Formação Profissional do Senai/MS em Três Lagoas, que a parceria com o Sistema Fiems é a base para a instalação da unidade no Estado. “Não é possível atingir as metas que temos sem investir no talento humano. Isso é prioridade para a IP, é mais importante que ter a instalação da indústria, a plantação de eucalipto e do que ter a logística”, declarou.

O presidente da IP Brasil ressalta que a fábrica de Três Lagoas era um sonho de 18 anos que só está sendo possível ser realizado graças à parceria com a Fiems, que viabilizou a qualificação do talento humano. Ele também informou que a fábrica de papel começa a produzir no primeiro trimestre de 2009 e vai gerar 220 empregos diretos, sendo que todos eles estão sendo qualificados pelo Senai/MS. “Não é possível ser bem sucedido sem aprender”, disse após visitar três turmas de técnicos em papel, uma turma de eletrônica e uma turma de instrumentação.

Segundo Maximo Pacheco, a qualificação de mão-de-obra oferecida pelo Senai/MS de Três Lagoas é o cumprimento dessa etapa de investimento no talento humano, pois os alunos estão passando por um aprendizado para entrar na empresa. “Isso é realizador, poder presenciar um Brasil que é capaz de produzir talento, força e futuro”, destacou, completando que a experiência de mais de 50 anos na produção de papel no país está sendo gratificada por essa chegada a Três Lagoas da fábrica mais importante do grupo.

Compromisso cumprido

O presidente da Fiems – Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul -, Sérgio Marcolino Longen, declarou que, ao qualificar a mão-de-obra para uma fábrica do porte da IP, a entidade cumpre o compromisso que fez não só com a empresa, mas com o desenvolvimento do Estado. “Nós permitimos que uma indústria, do porte da IP, que vai contribuir com o aumento do PIB (Produto Interno Bruto) do Estado, se instalasse aqui”, destaca.

Longen lembra que o Senai/MS está respondendo à altura a demanda gerada com a implantação das fábricas de celulose e papel em Três Lagoas, inclusive se adequando fisicamente com a construção de prédios anexos para abrigrar a área de metalmecânica e os laboratórios de celulose e química. A unidade do Senai em Três Lagoas também fundamentou uma parceria com a Votorantim Celulose e Papel (VCP) para a construção de um prédio para abrigar seis salas de aulas e banheiros e, pelo acordo, a empresa utilizará esse espaço para ministrar seu programa de treinamentos operacionais e de simulação dos diversos processos com os fornecedores de equipamentos industriais da planta de celulose.

Mão-de-obra

Um dos trabalhadores que está sendo qualificado pelo Senai de Três Lagoas para buscar uma vaga na fábrica da IP no município é o acadêmico Danilo Damaceno Fernandes, 26 anos, que faz Faculdade de Ciências Biológicas. Ele, que está no curso de técnico em papel, disse que ingressou no Senai porque isso lhe dá uma nova perspectiva de vida.

“Quero tentar uma vaga na IP, pois essa é a minha chance de crescimento profissional”, declara Fernandes, revelando que não tinha idéia do funcionamento de uma indústria. “Eu pensava que indústria era só apertar botões, mas, dentro do Senai, aprendi que é um processo, muito mais do que botões. O Senai me dá a dimensão desse processo. É aqui que eu aprendo a tecnologia e consigo vislumbrar isso”, disse.

Também recepcionaram o presidente-executivo da IP e o vice-presidente de Novos Projetos e Tecnologia da IP, Jeffrey Alan Hearn, na visita ao Senai/MS de Três Lagoas o 1º diretor-secretário da Fiems, José Francisco Veloso Ribeiro, o diretor-regional do Senai/MS, Jaime Verruck, o superintendente do IEL/MS, Bergson Henrique Amarilla, o assessor da presidência da Fiems, Michael Gorski, o suplente do Conselho Fiscal da Fiems, José Paulo Rímoli, e o gerente-regional do Senai de Três Lagoas, Adevaldo Vasconcelos. (Informações do núcleo de Comunicação Social/Sistema Fiems).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS