Campo Grande Sábado, 20 de Abril de 2024


Economia Sexta-feira, 29 de Junho de 2018, 16:17 - A | A

Sexta-feira, 29 de Junho de 2018, 16h:17 - A | A

INDÚSTRIA

Primeira fábrica de MDF no Estado deve gerar 700 empregos

Foram investidos R$ 600 milhões na implantação da indústria em Três Lagoas

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Priscilla Peres / Semagro

Primeira fábrica de MDF no Estado deve gerar 700 empregos

Fábrica entra em funcionamento no dia 04 de julho

Com investimentos de R$ 600 milhões e geração de 900 empregos, a primeira indústria de MDF em Mato Grosso do Sul, a GreenPlac, entra em funcionamento no município de Água Clara. As atividades começam no dia 04 de julho.

Além de impulsionar a economia da região, a fábrica posiciona o Estado em um novo nicho de mercado, como referência em reflorestamento e placas de madeira de média densidade.

A indústria vai gerar 200 postos de trabalho diretos e cerca de 700 indiretos, em um município com pouco mais de 14 mil habitantes. “A geração de emprego em uma cidade como esta possibilita que muitas pessoas estudem e fiquem no município, constituem famílias e gerem renda para a região. Isso é desenvolvimento para o Estado a partir da valorização da mão de obra local”, explica o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck. 

A capacidade de produção é de 250.000 m³ e pode ser ampliada em três vezes, sem a necessidade de novas obras físicas ou de aumento de oferta de energia elétrica. A GreenPlac é o maior investimento realizado pelo Grupo Asperbras em seus 50 anos de atuação no Brasil, na Europa e na África. 

Eucalipto

Mato Grosso do Sul conta com uma área de quase 1,1 milhão de hectares de eucalipto plantados. Pouco mais de dois terços dessa produção é absorvido por três das maiores plantas industriais de celulose do País instaladas em Três Lagoas: duas da Fibria e uma da Eldorado. 

O secretário Jaime Verruck explica que há uma sobra de aproximadamente 300 mil hectares de eucalipto no Estado. “O Governo estadual tem auxiliado na busca de mercado para esse excedente. A GreenPlac é a empresa mais moderna no país em termos de tecnologia, preparada para ampliação. Trata-se de um player novo no mercado de MDF, que tem como clientes potenciais as empresas do setor de móveis. É nesse segmento que temos feito a prospecção para atrair novos empreendimentos”, afirma.

Sistema Fiems

 secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck,

Secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck,

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS