Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Economia Terça-feira, 29 de Agosto de 2017, 17:55 - A | A

Terça-feira, 29 de Agosto de 2017, 17h:55 - A | A

Comércio Exterior

Programa busca aumentar capacidade exportadora das empresas

Sistema Fiems apresentou solução de planejamento estratégico em bate papo informal

Danilo Galvão
Capital News

Fiems, exportações, planejamento, rota global

Programa busca aumentar capacidade exportadora das empresas

Centro Internacional de Negócios da federação de indústrias do Estado cuida do projeto

Nesta terça-feira (29), o CIN (Centro Internacional de Negócios) do Sistema Fiems lançou o  programa Rota Global, que oferecerá planejamento estratégico para empresas do Estado atuarem de forma competitiva no comércio internacional. Os detalhes da iniciativa foram apresentados em um bate papo informal com empreendedores.

“O CIN, que agora está no IEL, é um fomentador para as empresas se tornarem mais capazes para atingir o mercado externo. Esse é o típico evento que traz esse conceito e modelagem. Acredito que o programa vai ser um sucesso, tendo em vista que muitos empresários demonstraram interesse”, afirma o superintendente do IEL (Instituto Euvaldo Lodi), José Fernando Amaral, que aposta no sucesso do projeto.

Conforme a analista de comércio exterior do CIN do Sistema Fiems, Nathalia Alves, o programa consiste em identificar, junto às empresas que já exportam, os pontos críticos nessa atividade. “Com as empresas que ainda não exportam, iremos traçar um plano, com o passo a passo do que deve ser feito para começar a atuar no mercado externo”, explica.

Área de atuação bem definida e entendimento de mercado
Presente no evento, Nathalia Alves acrescentou depois do lançamento que o Rota Global vai ser desenvolvido em três países - Argentina, Espanha e Brasil – e replicado em 18 Estados por meio das redes dos Centros Internacionais de Negócios. “Para a empresa que quer começar a exportar, mas não sabe por onde começar ou o que tem de fazer, esse programa vai definir as áreas de atuação e o que é preciso executar para poder conseguir realizar os processos”, concluiu.

Já para analista contábil da Real H, Maurício Ribeiro Delgado, o Rota Global pareceu ser bastante interessante, principalmente porque a empresa já exporta para o Paraguai e vem buscando expandir o mercado com o México. “Vim captar mais informações para poder levar para a empresa e entender melhor o que é o Rota Global, que é um projeto bastante interessante. Já somos parceiros do Sistema Fiems e do CIN, que sempre tem nos ajudado nessas questões de exportação”, pontuou.

A coordenadora financeira da Ponto Alto, Karine Peixoto, comentou quanto a experiência que a empresa onde trabalha já atua na Bolívia, mas a estrutura para exportação ainda não está organizada. “Então vim aqui para buscar mais conhecimento, conseguirmos nos estruturar e expandir nosso mercado. O Rota Global pareceu ser um programa bastante interessante, principalmente no nosso caso, que queremos nos organizar para trabalhar com exportação”, declarou.

Segundo o empresário Christian Weiss, da Peon, a empresa ainda trabalha timidamente com exportações e está buscando avançar. “Por isso decidi participar desse evento, para colher mais informações, entender o contexto do programa e preparar a empresa para o futuro, expandindo nossas exportações”, concluiu.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS