Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Economia Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2017, 08:31 - A | A

Quarta-feira, 15 de Fevereiro de 2017, 08h:31 - A | A

Arrecadação

Reinaldo fala sobre queda de ICMS do gás com presidente Michel Temer

Governador explicou que orçamento do estado ficará comprometido

Natália Moraes
Capital News

Marcos Corrêa

Reinaldo fala sobre queda de ICMS do gás com presidente Michel Temer

Governador apresentou situação do estado a presidente

Em audiência com o presidente da República Michel Temer (PDMB) nesta terça-feira (14), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) falou ao sobre a situação do estado com a redução da compra do gás natural boliviano pela Petrobras.


O governador explicou que, em decorrência  da medida tomada pela Petrobras a receita de ICMS foi reduzida, o que compromete as finanças do estado e dos municípios: o percentual da participação do gás na arrecadação estadual caiu de 18% para 11% em 2016; e para 2017, se mantendo a projeção de diminuição do consumo do gás boliviano pela Petrobras, a queda do ICMS oriundo do hidrocarboneto atingirá o patamar de 5% ou 4%.


“Fomos recebidos em uma agenda extra pelo presidente e apresentamos a ele os impactos negativos para as finanças de Mato Grosso do Sul com a inexplicável posição da Petrobras. O presidente nos disse que transmitiria esta nossa preocupação para o Pedro Parente, com quem devemos nos reunir na próxima semana, no Rio de Janeiro”, disse o governador.

 

Ainda na terça-feira, a bancada federal demonstrou apoio ao governador. Conforme o senador Waldemir Moka (PMDB), os senadores e deputados buscarão o chefe da Caixa Civil. “O governador teve a adesão da bancada que vai mostrar ao chefe da Caixa Civil que o nosso orçamento depende dessa arrecadação e que isso faz parte do contrato da Petrobras com Mato Grosso do Sul, bombeando ou não o gás”, disse.


A redução da arrecadação do ICMS do gás não era prevista e pode forçar o estado a fazer mais adequações para manter as finanças em dia. “São cerca de 600 milhões a menos no caixa, isso são quase duas folhas de pagamento”, disse. (com assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS