Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Educação Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018, 18:51 - A | A

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018, 18h:51 - A | A

LÚDICOS

Brinquedos feitos por detentos são as crianças da ONG Casa de Maria

Ação foi realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

Flávio Veras
Capital News

Agepen/Cedida

Brinquedos feitos por detentos são as crianças da ONG Casa de Maria

Ao todo, foram entregues 30 brinquedos lúdicos  

Crianças que pertencem a Organização Não Governamental (ONG) Casa de Maria receberam brinquedos pedagógicos em madeira e crochê confeccionadas por internos do presídio de Segurança Máxima de Campo Grande. A ação foi realizada pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

 

Segundo o órgão, Ao todo, foram entregues 30 brinquedos lúdicos entre eles carrinhos, bonecos, bolas e jogos educativos que integrarão a brinquedoteca Lar de Maria que faz parte da instituição e serão utilizados na recreação focada de mais de 50 crianças, entre 4 e 10 anos. Nelas, os os alunos participam de oficinas de leitura e aulas de reforço, o local funciona no contraturno escolar e representa uma alternativa para evitar que as crianças fiquem nas ruas.

 

A doação integra o projeto Educação Lúdica com Brinquedos Pedagógicos, da Agepen, realizado por meio da direção e servidores da Máxima há três anos. Técnicas de bordado e sobras de madeira que iriam para o lixo se transformam em brinquedos lúdicos nas mãos dos reeducandos que atuam no setor de artesanato do presídio e na produção dos brinquedos. Para estas atividades, recebem remição de um dia na pena para cada três trabalhados, conforme estabelece a Lei de Execução Penal.

 

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o projeto consiste em associar a filantropia à reinserção de custodiados, já que proporciona ocupação produtiva e novos valores sociais aos detentos. Esta entrega, aponta Aud, representa a 13ª instituição beneficiada, totalizando a doação de aproximadamente 600 brinquedos a centros infantis de ensino, levando diversão e aprendizado às crianças. “Na Agepen, buscamos aliar a ocupação prisional também em benefício direto para a sociedade, prova disso são os vários projetos que executamos, como este que possibilitou esta entrega que estamos fazendo”, destacou.

 

A brinquedoteca foi inaugurada em fevereiro deste ano e, segundo a diretora do local, Maria Aparecida Esquibel, a doação dos brinquedos vai contribuir consideravelmente durante o ensino e no aprendizado delas. “Vai facilitar o trabalho das professoras em demonstrar as atividades de forma mais clara e lúdica. Além disso, essas peças são bem resistentes e de boa qualidade, então serão bem proveitosas no entretenimento de nossas crianças”, destacou.

 

De acordo com o coordenador da iniciativa, o agente penitenciário Vinícius Saraiva, a previsão é beneficiar mais uma instituição infantil de ensino até dezembro, totalizando 14 entidades contempladas desde o início do projeto.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS