Campo Grande Segunda-feira, 06 de Maio de 2024


Educação Segunda-feira, 12 de Maio de 2008, 14:17 - A | A

Segunda-feira, 12 de Maio de 2008, 14h:17 - A | A

Dourados é uma das 13 cidades educadoras do Brasil

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Dourados :

Ao lado de cidades que são referência no Brasil como São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Caxias do Sul (RS), Dourados é um dos 13 municípios que compõem atualmente a Rede Brasileira de Cidades Educadoras e mesmo entre as mais recentes na Aice (Associação Internacional das Cidades Educadoras), filiada em abril de 2007, já marca presença pela forte atuação na transformação dos espaços públicos em espaços educativos.

Na última grande reunião da Aice, o X Congresso Internacional das Cidades Educadoras, Dourados foi o segundo município que mais apresentou ações, ficando atrás apenas de São Paulo, sede do evento.

O coordenador geral do programa Dourados Cidade Educadora, professor Wilson Biasotto, destaca que a participação dos quatro projetos de Dourados no Congresso Internacional trouxe uma repercussão muito positiva entre as 60 cidades do mundo presentes no evento, além de proporcionar uma oportunidade para Dourados sentir qual é a impressão que os outros municípios têm dela. “A comissão douradense ficou admirada com o reconhecimento que recebeu.

Eles fizeram intercâmbio de experiências e perceberam que os trabalhos daqui estão no mesmo patamar dos outros países, algumas vezes até superior, e tem que superar os mesmos obstáculos, respeitando as realidades diferentes. Além disso, os jornalistas contaram que quando buscam informações sobre as Cidades Educadoras do Brasil, Dourados é uma das que mais aparecem na internet”, disse Biasotto.

Ainda no Congresso Internacional, o fortalecimento das cidades educadoras no Brasil foi a pauta da reunião que contou com a participação de Dourados como membro da Rede Brasileira formada pelos municípios que são filiados a Associação Internacional das Cidades Educadoras (Aice).

A reunião foi dirigida pela cidade coordenadora da Rede Brasileira, que é a capital de Minas Gerais, Belo Horizonte. O representante de BH nas Cidades Educadoras, Rodrigo Perpétuo é também secretário adjunto de Relações Internacionais de BH e participou da 1ª Conferência.

Fazem parte da Rede Brasileira das Cidades Educadoras: Dourados (MS), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Campo Novos dos Parecis (MT), Jequié (BA), Santo André (SP), Sorocaba (SP), São Carlos (SP), Gravataí (RS) e Piracicaba (SP).
st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />2006. A coordenadora da Rede da América Latina, Nídia Garber, também participou da reunião.

De acordo com a coordenadora executiva do Dourados Cidade Educadora, Sônia Vasconcelos, o principal assunto do encontro foi a necessidade de criação de estratégias de maior envolvimento do Brasil na Aice e do fortalecimento da Rede Brasileira.

Sônia Vasconcelos contou que a discussão girou em torno da importância de encontros mais freqüentes entre as 13 cidades que fazem parte da rede Brasileira para que sejam criados trabalhos conjuntos, grupo de discussão e cursos para os delegados. “Temos que ter uma direção de trabalho no Brasil. Na Europa as cidades se reúnem com mais freqüência e por isso constroem ações em conjunto”, disse Sônia.

Rede Brasileira


Fazem parte da Rede Brasileira das Cidades Educadoras: Dourados (MS), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Caxias do Sul (RS), Campo Novos dos Parecis (MT), Jequié (BA), Santo André (SP), Sorocaba (SP), São Carlos (SP), Gravataí (RS) e Piracicaba (SP).


Avaliação do Congresso Internacional

O Comitê Dourados Cidade Educadora realiza nesta terça-feira (13) a reunião ordinária do mês de maio. Será às 8h, no Centro de Convivência do Idoso, na rua Cafelândia, ao lado do Centro Esportivo e Cultural Jorge Antônio Salomão (Jorjão), no Jardim Água Boa.
Na reunião, a equipe que foi a São Paulo participar do X Congresso Internacional de Cidades Educadoras fará um resumo da apresentação dos projetos e falará sobre a impressão que tiveram no evento.

Dourados levou quatro projetos ao evento: “Ka`agwy Renopou`ã” (Florescer na Mata), Educacional de Humanização do Trânsito, Recolhe/Recicla – Revitalização da Agecold e o “Programa Municipal de Educação Ambiental”. Falarão sobre os projetos Ivete Pedroso, Raphael Spessotto, Reginaldo Candado e a coordenadora-executiva Sônia Vasconcellos.  (Fonte: Prefeitura de Dourados )

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS