Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Educação Sábado, 01 de Dezembro de 2007, 09:15 - A | A

Sábado, 01 de Dezembro de 2007, 09h:15 - A | A

Ministro anuncia escola para aldeia

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

Em passagem por Campo Grande na quinta-feira, o ministro da Educação Fernando Haddad confirmou a construção de uma nova escola na Reserva Indígena de Dourados, para substituir as instalações da Escola Guateka, que está desabando. O compromisso atende interlocuções que vêm sendo feitas há vários meses pelo deputado Geraldo Resende (PMDB) junto ao Governo do Estado e ao Ministério da Educação.

Segundo o ministro, os recursos para a construção da nova escola serão empenhados até o final do ano e retirados dos R$ 17 milhões que serão investidos como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) de Mato Grosso do Sul, de um total de R$ 117 milhões previstos pelo MEC para o Estado.

Além de Haddad, o governador André Puccinelli e a secretária de Estado de Educação Nilene Badeca assinaram o compromisso "Todos pela Educação", com a finalidade de implantar o PDE em Mato Grosso do Sul. "Como já havia me garantido no início do mês de novembro, o ministro manteve a o compromisso e fez, em Campo Grande, o anúncio que nós e toda a comunidade indígena estávamos aguardando com ansiedade", explicou Geraldo Resende.

A fala do ministro em Campo Grande, confirma o que o Secretário Nacional de Educação e Alfabetização Continuada e Diversidade, do Ministério da Educação, André Lázaro, havia dito ao deputado Geraldo Resende em audiência realizada no último dia 3 de novembro em Brasília, que o projeto de Construção da nova escola indígena Guateka, em Dourados, é prioridade do Ministério da Educação.

Para o deputado, a notícia "é o reconhecimento da luta em defesa da comunidade indígena de Dourados, principalmente das crianças em idade escolar, que sofrem até hoje com a falta de condições de estudo e estão expostas a riscos, numa estrutura improvisada que nem podemos chamar de escola".

As articulações de Geraldo Resende junto ao governo do Estado e o Governo Federal pela construção do novo prédio para a "Guateka" começaram tão logo tomou conhecimento do problema. Inicialmente, o parlamentar solicitou à secretária de Educação do Estado Nilene Badeca, que intercedesse junto ao governo do Estado para encontrar uma solução. Ao mesmo tempo, encaminhou requerimento ao Ministério da Educação, pedindo providências urgentes para o caso.

Por orientação do Ministério da Educação, o projeto da nova escola foi feito e encaminhado dentro das exigências do Plano de Ações Articuladas da Educação (PAR). "Todas as notícias nos dão bons motivos para acreditar que o drama vivido pelas crianças da aldeia Jaguapiru está bem perto de chegar ao fim", comemora Geraldo.

 

(Com informações do Dourados Agora)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS