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Objetivo do Prêmio é valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações
Cinco professores da Reme (Rede Municipal de Ensino) venceram a 11ª edição do Prêmio Professores do Brasil. A iniciativa do Ministério da Educação, juntamente com instituições parceiras, busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula. O objetivo é reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas, que no exercícios da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da Educação Básica no Brasil.
A classificação das duas professoras da Educação Infantil da Rede Municipal, foi na categoria de creches. A professora Léia de Morais Brito, do Ceinf Coração Maria, localizado na região do bairro Coronel Antonino, conquistou a categoria ‘Destaque’. Ela realizou o trabalho com o título “Estimulação, sensação e diversão”.
Outra vencedora pela categoria ‘Destaque’, é a professora Suellen da Costa Simões, do Ceinf Paulo Siuff, com o trabalho intitulado “O incentivo a leitura, valorizando a cultura sul-mato-grossense para crianças da Educação Infantil”.
Na Escola Municipal Professor Hércules Maymone, o professor Nizael de Almeida, foi o vencedor, na categoria 6º ao 9º ano, do Ensino Fundamental, com o título “Semana Literária: poesia não compra sapato, mas como andar sem poesia, Emmanuel?”.
Outra unidade que teve professor na categoria Destaque, foi a Escola Prof. Virgílio Alves de Campos, através da professora que atende do 4º ao 5º anos, do Ensino Fundamental, Eliane Castilho Modesto, com o trabalho “História e trajetória da escravidão: navegando na cultura brasileira.
Com o tema “Projeto livros: diferentes obras em diferentes espaços, encantando e desenvolvendo potencialidades”, a professora Márcia Cristina da Costa e Silva, da Escola Municipal Padre Tomaz Ghirardelli, que atende 1º, 2º e 3 anos do Ensino Fundamental, foi premiada na categoria Destaque.
A intenção do Prêmio também é valorizar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo formativo das novas gerações e dar visibilidade às experiências pedagógicas conduzidas pelos professores, consideradas exitosas e que sejam passíveis de adoção por outros professores e pelos sistemas de ensino.
O prêmio visa também estimular a participação dos professores como sujeitos ativos na implementação do Plano Nacional de Educação e da Base Nacional Comum Curricular e oferecer uma reflexão sobre a prática pedagógica e orientar a sistematização de experiências educacionais.