Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Educação Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2007, 17:22 - A | A

Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2007, 17h:22 - A | A

UEMS realiza verstibular no fim de semana

Redação Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems) realiza neste fim de semana exame vestibular em 15 municípios; 7.747 candidatos estarão disputando 1.770 vagas distribuídas em 42 cursos espalhados nos 15 municípios onde há unidades da instituição.

A Uems estará aplicando provas em Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã.

Desse total, 354 estão reservadas aos cotistas negros e 177 aos indígenas. A novidade para este ano é a oferta dos cursos de Ciências Sociais, em Amambai, e Pedagogia, em Dourados e Campo Grande.

No sábado, das 14h às 18h, serão aplicadas provas de conhecimentos gerais e a de redação; no domingo, das 8h às 12h, será a prova de conhecimentos específicos. Os candidatos, porém, devem se apresentar no local com no mínimo uma hora de antecedência.

A prova de domingo é composta por disciplinas que variam de acordo com a área da qual o curso faz parte. Ou seja, se a graduação pertence à área de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, suas provas compreendem as disciplinas de Biologia, Química e Física; se for da área de Ciências Exatas e Tecnológicas, serão das disciplinas de Física, Matemática e Química; já os cursos da área de Ciências Humanas e Sociais terão provas de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Geografia e História.

Esse modelo de prova é o diferencial da Uems em relação a outras instituições de ensino superior do Estado e visa valorizar a aptidão do aluno, direcionando-o para o curso certo. Outra oportunidade que a universidade oferece é o aceite da pontuação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em substituição à prova do primeiro dia, para os candidatos que o solicitaram na inscrição.

Para realização da prova, o candidato deverá apresentar o mesmo documento de identificação original com foto utilizado na inscrição. E para resolução da mesma, será permitido apenas o uso de caneta esferográfica preta, lápis e borracha.

Ainda de acordo com as normas do vestibular, será eliminado do processo seletivo o candidato que obtiver índice menor que vinte por cento na prova de conhecimentos gerais e nota zero na redação ou em qualquer uma das disciplinas constituintes da segunda prova.

Locais de prova

As provas serão aplicadas nas unidades universitárias da Uems de Aquidauana, Amambai, Dourados, Maracaju, Nova Andradina, Paranaíba e Ponta Porã e nas seguintes escolas da rede pública de ensino: Vespasiano Martins (Amambai); Joaquim Murtinho (Campo Grande); Hermelinda Barbosa Leal (Cassilândia); Padre Nunes (Coxim); Castro Alves, Menodora Fialho Figueiredo e Presidente Vargas (Dourados); Professora Eufrosina Pinto (Glória de Dourados); Reynaldo Massi (Ivinhema); Cel. Pedro José Rufino (Jardim); Padre Constantino do Monte (Maracaju); Iolanda Ally (Mundo Novo); Presidente Médici (Naviraí); Austrílio Capilé Castro (Nova Andradina); José Garcia Leal (Paranaíba) e Ramiro Noronha (Ponta Porã).

O resultado do vestibular será divulgado no dia 21 de janeiro de 2008 pelo site www.vestibular.uems.br. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas pelo telefone da Central do Vestibular: (67) 3411-9300.

(Informações Assessoria)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS