Campo Grande Sábado, 04 de Maio de 2024


ENTREVISTA Segunda-feira, 25 de Dezembro de 2023, 13:24 - A | A

Segunda-feira, 25 de Dezembro de 2023, 13h:24 - A | A

Entrevista

Qual é o verdadeiro significado do Natal?

Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Moreninhas explica origem da data

Renata Portela
Especial para o Capital News

Acervo pessoal

Natal: Momento de celebrar em família

Padre Juceândio celebrando o Natal na paróquia das Moreninhas

Tida como uma das datas mais importantes para os cristãos, no Natal é o dia em que é celebrado o nascimento do menino Jesus. A data, segundo a igreja católica, não deve ser lembrada como a celebração do aniversário de Jesus, mas sim o momento onde os cristãos são chamados a refletir sobre a encarnação de Jesus.

O Natal é a data que se comemora o nascimento de Jesus Cristo, tido como uma das pessoas da Trindade Santa (o Filho de Deus) e o Messias, ou seja, aquele que veio ao mundo para redimir os pecados e salvar a humanidade. Mas de onde surgiu o dia 25 de dezembro? O verdadeiro sentido desta data? Será que as pessoas conhecem?

Para responder estes e outros questionamentos o Capital News conversou com o pároco ároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas, Padre Jucelândio José do Nascimento.

• Leia também:
Reportagem Especial | Natal: Momento de celebrar em família

1. Capital News: Conte-nos um pouco sobre o natal? Como surgiu? Em que época e por que?

Pe. Jucelândio: O dia 25 de dezembro é lembrado como solstício de inverno na Europa. Por causa da inclinação natural da Terra, no hemisfério norte, é o dia mais curto do ano e, consequentemente, a noite mais longa.

Na antiguidade os romanos pagãos pensavam que era uma ameaça aos deuses, e com medo destes, ofertavam-lhes sacrifícios; e com prolongados rituais, queriam agradar aos deuses, para assim evitar o desaparecimento da luz do sol. Com a cristianização do Império, os romanos recém-convertidos tinham saudades das festas realizadas por ocasião do Natal do Sol Invicto.

Por isso, a Santa Igreja encontrou um meio de direcionar para o bem essa tradição pagã: comemorar, neste dia, o nascimento de Jesus, o “Sol da Justiça que traz a salvação em seus raios”, apoiada em passagens da Sagrada Escritura, nas quais o Messias é apresentado como a “Luz para iluminar as nações”., “a verdadeira Luz que, vindo ao mundo, ilumina todo homem”.

2: Capital News: Qual é o verdadeiro significado do Natal para a igreja católica?

O Natal significa a encarnação do filho de Deus na terra

Pe. Jucelândio: O Natal significa a encarnação do filho de Deus na terra. De uma forma sobrenatural, Jesus assume a natureza humana para nos salvar. Esse é o real significado desta data.

3. Capital News: Muitas pessoas se preocupam com roupas, comidas, presentes. As pessoas têm perdido o real significado desta data?

Pe. Jucelândio: Justamente por conta do consumismo se perdeu a essência, o verdadeiro propósito desta data. Jesus é o presente, deveria ser contemplado, as pessoas deveriam refletir, mas infelizmente, cada vez mais isso tem se perdido, isso é um desperdício. O natal não é uma confraternização e sim o encontro com o filho de Deus

4. Capital News: Dia 25 de dezembro é o dia do aniversário de Jesus?

Pe. Jucelândio: Não existe nenhuma informação clara nas escrituras sobre o nascimento de Jesus porque o calendário não era feito dessa forma

5. Capital News: É errado um cristão comemorar o natal? Montar árvore e trocar presentes?

Pe. Jucelândio: Não quer dizer que seja errado, porém a forma como a árvore é montada hoje está errada. Hoje as pessoas enfeitam uma árvore artificial, ou seja, sem vida. Um pinheiro vivo sim está certo, ele representa vida.

No entanto, o sinal do Natal é o presépio, a árvore deveria ser apenas um acréscimo, entretanto ela acaba sendo o foco.

Acervo pessoal

Natal: Momento de celebrar em família

O natal não é uma confraternização e sim o encontro com o filho de Deus

6. Capital News: Sobre a figura do papai Noel?

Pe. Jucelândio: O Papai Noel é um dos elementos do Natal atual que tem contribuído para que as pessoas se distanciam do verdadeiro sentido desta data. Isso não quer dizer que ele esteja errado, porque ele lembra a figura de São Nicolau, um Bispo que, na antiguidade dava presentes aos pobres. No entanto, o Papai Noel de hoje está mais ligado ao incentivo ao consumo.

7. Capital News: Como o Natal deveria ser celebrado? O que as pessoas deveriam fazer?

Pe. Jucelândio: Primeiramente, saber que é um dia de celebração e não de comemoração. Depois, celebrar a santa missa e celebrar a ceia no ambiente familiar.

8. Capital News: Existem alguns relatos que nesta época, na reunião de família, algumas pessoas acabam discutindo, como evitar isso?

Pe. Jucelândio: Resgatando os valores nos laços familiares, os limites e respeito. A convivência não é fácil, no entanto, precisamos valorizar as qualidades e deixar de lado os defeitos. Não é momento de partilhar feridas e diferenças.

9. Capital News: Qual mensagem o senhor deixa

Pe. Jucelândio: O Natal é o momento de se encontrar com Deus, aquele que nos fez nos tornar imagem semelhança dele. Devemos parar, refletir sobre a verdadeira identidade de quem somos.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS