Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Esporte Terça-feira, 20 de Novembro de 2018, 09:51 - A | A

Terça-feira, 20 de Novembro de 2018, 09h:51 - A | A

Estadual MS 2019

Arbitral define Estadual em turno e returno e pontos corridos

Formato precisa ser confirmado em segunda reunião no início de dezembro

Rogério Vidmantas
Capital News

Anderson Ramos/Capital News

Arbitral FFMS

Dirigentes optaram por Estadual com pontos corridos em turno e returno

O Campeonato Estadual caminha para ter um novo formato a partir de 2019. Pelo menos essa foi a decisão de dirigentes da Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) e representantes de clubes já garantidos na competição na reunião do Conselho Arbitral que aconteceu nesta segunda-feira (19) na sede da entidade, em Campo Grande. No final, a opção por ter um campeonato nos moldes do Brasileiro, com todos contra todos em turno e returno e pontos corridos. A decisão precisa ser confirmada em novo encontro no início de dezembro.

 

A reunião foi comandada pelo presidente da Federação, Francisco Cezário, com o vice e coordenador de competições, Marcos Tavares. Estiveram representantes do Operário FC, atual campeão, Corumbaense, Comercial, Águia Negra, Urso de Mundo Novo, Sete de Dourados, Novo, ABC e Operário AC. A única ausência entre os times já garantidos na Série A foi o Costa Rica. Além desses dez times, o Estadual deve ter ainda dois que sobem da Série B, em andamento e com rodada final em dezembro.

 

Além do formato, o Estadual terá também um maior número de rebaixados na próxima temporada. Dos 12 times, os quatro últimos vão cair para a Série B e, com o acesso de duas equipes, a primeira divisão, a partir de 2020, será disputada por dez clubes, número que sempre foi o desejo da Federação e, principalmente, da TV Morena, que transmite a competição. Se confirmadas, as mudanças deverão, obrigatoriamente, serem seguidas por dois anos antes de novas alterações.

 

Novo contra

 

O formato do Campeonato Estadual é o mesmo desde 2010 e tentativas de mudanças já acontecem há alguns anos, sem sucesso, principalmente pela limitação financeira dos clubes. Desta vez a decisão surpreendeu, embora não tenha sido unanime. “Era preciso mudar pois o formato anterior estava saturado. Nós estávamos cansados, o torcedor e a imprensa, mas para este novo formato não estamos preparados”, disse Américo Ferreira, presidente do Novo e único a votar contra esse formato. Por outro lado, Estevão Petrallás, do Operário, comemora a escolha. “É um formato mais justo, vai premiar as equipes que melhor se prepararem e tem tudo para ser um sucesso”, disse.

 

Agora, o novo regulamento precisa sobreviver aos próximos 15 dias, período para ajustes e alterações até a publicação definitiva de regulamento e tabela, obedecendo prazo de 45 dias antes da primeira rodada. Essa, se mantida, terá Operário FC x Corumbaense, Urso x Novo, Sete Setembro x Águia Negra e União x Costa Rica.

 

O Comercial vai estrear em casa contra o vice-campeão da Série B enquanto o Operário AC vai estrear fora de casa contra o campeão da Série B.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS