Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Esporte Domingo, 05 de Março de 2017, 09:35 - A | A

Domingo, 05 de Março de 2017, 09h:35 - A | A

Copa Verde 2017

Atual campeão, Paysandu estreia com empate e Copa Verde tem mais seis jogos neste domingo

Outro candidato ao título, o Luverdense venceu fora de casa no sábado

Gian Nascimento
Capital News

Divulgação/Paysandu

Atual campeão, Paysandu estreia com empate e Copa Verde tem mais seis jogos neste domingo

Equipe paraense empatou sem gols contra o Galvez e depende de vitória simples para avançar

O Operário, representante de Mato Grosso do Sul na primeira fase da Copa Verde, estreia somente neste domingo, porém, já no sábado (4) dois dos candidatos a ficar pela taça da competição entraram em campo. Paysandu e Luverdense jogaram fora de casa e conseguiram bons resultados, ficando próximos de garantir a classificação diante de seus torcedores, no jogo de volta.

Atual detentor da taça, o Paysandu/PA foi até Rio Branco, no Acre, onde empatou sem gols com o Galvez, equipe que veio da fase preliminar, onde surpreendeu ao eliminar o tradicional Nacional/AM. Outro que veio da fase prévia do torneio, o Ceilândia/DF – que eliminou o Sete de Dourados –, não teve a mesma sorte e, mesmo jogando em casa, não conseguiu segurar o Luverdense/MT, que venceu por 1 a 0, gol de Neguette, no início do segundo tempo.

Completando a rodada de ida da primeira fase, mais seis jogos acontecem neste domingo, envolvendo times de onze Estados distintos. Além do jogo entre Operário e Luziânia/DF, no Morenão, outro forte candidato a chegar entre os finalistas, o Remo, começa a caminhada em sua quarta participação na competição diante do Atlético Acreano, fora de casa, às 17h. O time paraense é um dos quatro únicos a participar de todas as edições da Copa Verde e já foi uma vez vice-campeão e em outras duas parou nas semifinais.

Quem também participou das três edições anteriores do torneio e se coloca entre os favoritos a brigar pelo título é o Cuiabá. Campeão regional em 2015, o time mato-grossense estreia nesta tarde, em Porto Velho/RO, diante do Rondoniense. Nos demais jogos, o Fast Clube/AM enfrenta o Santos/AP, na Arena Amazonas, em Manaus; o Tocantins recebe o Rio Branco/ES, em Miracema do Tocantins; e o Águia de Marabá/PA visita o São Raimundo/RR, em Boa Vista.

Copa da sustentabilidade

Além dos aspectos esportivos, a Copa Verde abrande e visibiliza a sustentabilidade ambiental, tendo inclusive a chancela do Ministério do Meio Ambiente, que ajudará a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na consolidação da relação entre as áreas com ações que ligam o futebol e a conscientização ecológica.

Já nesta primeira fase, todos os clubes mandantes receberam uma carga de três mil ingressos para serem trocados por garrafas pet, sendo inclusive realizado em Campo Grande, com os torcedores do Operário esgotando as entradas em menos de 48 horas.

Outra novidade estará dentro de campo. Os árbitros terão à disposição nas partidas do torneio, um cartão de cor verde, além dos tradicionais amarelo e vermelho. Ao contrário dos já utilizados para penalizar atletas, o cartão verde será utilizado para premiar jogadores que colaborarem com o fair play, ou seja, ajudarem o árbitro em lances de equívoco, falando a verdade, como em faltas assinadas e que não tenha acontecido, entre outros lances. A medida foi inclusive aprovada pela Fifa.

Os confrontos desta primeira fase serão decididos nos dias 15, 17 e 19 desde mês, com os jogos de volta e a competição acontece até o dia 17 de maio, quando será conhecido o campeão, que terá vaga nas oitavas de finais da Copa do Brasil de 2018.

Divulgação/Ceilândia

Atual campeão, Paysandu estreia com empate e Copa Verde tem mais seis jogos neste domingo

Algoz do Sete de Dourados na primeira fase, Ceilândia não conseguiu segurar Luverdense

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS