Sexta-feira, 03 de Maio de 2024


Esporte Sábado, 08 de Maio de 2010, 12:50 - A | A

Sábado, 08 de Maio de 2010, 12h:50 - A | A

Botafogo e Santos fazem duelo de campeões na abertura do Brasileiro

Da Redação - (ME) - (www.capitalnews.com.br)

Uma partida entre os campeões carioca e paulista mais parece um amistoso. Mas não há nada de festivo no confronto entre Botafogo e Santos, neste sábado, no Engenhão, às 18h30m (de Brasília). O duelo marca a primeira rodada do Campeonato Brasileiro de 2010, competição na qual os dois têm objetivos ambiciosos. Por isso, as faixas ficarão guardadas, e o duelo promete ser de intensa disputa. SporTV (menos para o Rio de Janeiro), PFC (para todo o Brasil) e PFC Internacional transmitem ao vivo.

O Botafogo inicia o Brasileirão com a motivação em alta. A reação que culminou na conquista do Campeonato Carioca deu ao time de Joel Santana a certeza de que será possível lutar pelo título, deixando definitivamente para trás a luta contra o rebaixamento, que durou até a última rodada de 2009. Com o ataque estrangeiro formado pelo argentino Herrera e pelo uruguaio Loco Abreu, além de uma defesa que se mostrou sólida no Estadual, o Alvinegro sabe que o equilíbrio será a chave para uma campanha de sucesso.

Atual campeão paulista, o Santos recuperou o seu moral, que andava abalado por causa de duas campanhas ruins consecutivas no Brasileirão. Em 2008 e 2009, o Alvinegro Praiano limitou-se a brigar para não cair. Ficou em 15º, em 2008, e em 12º, em 2009. Neste ano, os garotos que eram promessas desabrocharam. Neymar e Paulo Henrique Ganso provaram que são mesmo talentosos e foram fundamentais no resgate da equipe neste ano. Para completar, o Santos repatriou Robinho, que deu ainda mais peso à equipe.

Embora seja ainda a primeira rodada, o Botafogo encara a partida deste sábado como uma verdadeira decisão. Prova disso é que o técnico Joel Santana fechou a maior parte do último coletivo da semana, escondendo a escalação. Sabe-se que a base será aquela que disputou a final da Taça Rio, mas podem haver surpresas. O zagueiro Danny Morais tem chance de retornar, e o lateral-direito Alessandro, com dores na panturrilha esquerda, será reavaliado pelo departamento médico.

O técnico destacou a importância de iniciar o Brasileirão com vitória, ainda mais sobre a equipe que vem mostrando um futebol que encanta todo o país.

- Podemos levar para o Brasileiro o que fizemos no Carioca. Temos virtudes e defeitos, mas precisaremos acertar o máximo possível. Afinal, esta competição não perdoa os erros. Estudamos e vamos fazer a primeira das 38 provas. Portanto, mesmo se vencermos, ainda não estaremos aprovados - destacou Joel Santana.

O Santos estreia no Brasileirão com um time misto. Como o time está envolvido na disputa das semifinais da Copa do Brasil (o primeiro jogo contra o Grêmio será quarta-feira que vem, em Porto Alegre), o técnico Dorival Júnior resolveu poupar cinco titulares do jogo contra o Botafogo. São eles o zagueiro Edu Dracena, o lateral-esquerdo Léo, o volante Arouca, o meia Paulo Henrique Ganso e o atacante Robinho. Eles serão substituídos, respectivamente, por Bruno Aguiar, Alex Sandro, Roberto Brum, Madson e André. Outra novidade é a presença de Maranhão na lateral direita. Ele assume o posto de Pará, que ficará no banco de reservas.

Por outro lado, Neymar estará em campo. O prodígio alvinegro está suspenso e não poderá participar do primeiro jogo contra o time gaúcho. Por isso, joga no Engenhão.

- Aqui não tem titulares nem reservas. Todos fazem parte do grupo e têm condições de representar bem o Santos - discursou o garoto, de 18 anos.(Fonte: Globoesporte.com)

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS