Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Esporte Sábado, 16 de Dezembro de 2017, 13:15 - A | A

Sábado, 16 de Dezembro de 2017, 13h:15 - A | A

Estadual Série A 2018

Clubes voltam atrás e mantém fórmula do Campeonato Estadual

Medo de queda faz seis dos dez clubes optarem por um campeonato sem rebaixamento

Rogério Vidmantas
Capital News

 Anderson Ramos/Capital News

Arbitral Estadual 2018

Federação e clubes se reuniram nesta sexta em Campo Grande

 

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) excluiu o Misto da Série B do Campeonato Estadual, o que impede o clube de Três Lagoas de ocupar a vaga que tinha conquistado na primeira divisão em 2018. A decisão fez a Federação de Futebol de Mato Grosso de Sul (FFMS) convocar os clubes classificados para a competição para uma reunião de emergência nesta sexta para discutir possível alterações no campeonato, agora com dez clubes. E a decisão foi desfazer tudo e manter a fórmula dos anos anteriores, o que garante todos na Série A em 2019.

Essa salva guarda, provavelmente, foi o que fez seis dos dez clubes optarem em até cancelar o quadrangular final previsto para o próximo ano, voltando a disputa em confrontos diretos nas fases semifinal e final. Apenas os representantes do Sete de Dourados, Comercial e dos Operários de campo Grande e Dourados, esse recém promovido da segunda divisão, votaram por manter as mudanças.

Assim, o Campeonato Estadual, que começa no dia 17 de janeiro, será disputado por dez times divididos em dois grupos com cinco cada. Jogam entre si em turno e returno e os quatro melhores avançam para a fase de quartas de final. Como Naviraiense e Cena, que subiria da Série B, abriram mão da disputa, os dois rebaixamentos ficam definidos.

Depois, os confrontos acontecem em ida e volta para definir os quatro semifinalistas e depois os dois finalistas que garantem também vaga na Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro 2019. O campeão disputa também a Copa Verde.

Tabela

A decisão não deve alterar a tabela da primeira fase, excluindo-se apenas as partidas previstas do Misto. A primeira rodada, no dia 17 de janeiro, deve ter os jogos entre ABC e Operário FC e Comercial contra o Costa Rica, com o Novo folgando no Grupo A. No grupo B jogam Urso e Sete de Dourados e ainda Operário AC recebendo o Águia Negra e o Corumbaense estreia apenas na segunda rodada. 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS