Sábado, 20 de Abril de 2024


Esporte Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 07:35 - A | A

Quinta-feira, 18 de Outubro de 2018, 07h:35 - A | A

Copa do Brasil 2018

Cruzeiro vence Corinthians e levanta hexacampeonato da Copa do Brasil

Decisão ficou marcada por duas decisões polêmicas do VAR

Rogério Vidmantas
Capital News

Lívia Villas-Boas/CBF

Cruzeiro

Cruzeiro levantou sexto título e é o único hexacampeão da Copa do Brasil

A Copa do Brasil segue azul pelo segundo ano consecutivo. Nesta quarta-feira (17), o Cruzeiro venceu o Corinthians por 2 a 1 em Itaquera e conquistou o título da competição mais rentável do Continente. Campeão em 2017, a Raposa repete a conquista pela primeira vez desde a criação do torneio que nunca havia tido um bicampeão. Essa é a sexta conquista cruzeirense, deixando o Grêmio, com cinco taças, para trás. O Cruzeiro garantiu também vaga para a Copa Libertadores 2019 e um prêmio de R$ 50 milhões, acumulando, com as cotas nas fases anteriores, mais de R$ 70 milhões em premiação.

A decisão foi marcada por erros de arbitragem, mesmo com a atuação do árbitro de vídeo. Primeiro com a confirmação de pênalti inexistente em Ralf, convertido por Jadson, empatando o jogo. Depois, em um golaço de Pedrinho que viraria o placar e levaria a disputa para os pênaltis, o árbitro Wagner do Nascimento anulou o lance após ver o replay e marcar falta duvidosa de Jadson em Dedé no lance anterior.

O jogo

A Arena Corinthians estava lotada para o jogo final da Copa do Brasil e nem poderia ser diferente.  Precisando reverter a derrota de 1 a 0 sofrida no jogo de ida, o Timão buscou tomar a iniciativa da partida e aproveitar o incentivo dos torcedores. Com a vantagem no confronto, o Cruzeiro emplacou uma forte marcação no meio de campo e não cedeu espaços aos donos da casa.

Lívia Villas-Boas/CBF

Corinthians Cruzeiro

Robinho comemora seu gol com Barcos e Thiago Neves

 

Após o início tenso, as chances de gols apareceram. Eficiente, o time mineiro aproveitou a primeira grande oportunidade para abrir o placar aos 27 minutos. O zagueiro Léo Santos dominou mal uma bola e perdeu o lance para o rápido Rafinha. Esse serviu Barcos que, da entrada da área, finalizou na trave. Na volta, Robinho apareceu para fazer 1 a 0. Aos 33, Dedé ficou muito perto de marcar o segundo, de cabeça, mas a bola explodiu no pé da trave. Aos 35, o Corinthians respondeu na mesma moeda e Henrique assustou pelo alto.

Na volta do intervalo, o Corinthians chegou ao gol de empate com a primeira polêmica envolvendo árbitro de vídeo. Aos cinco minutos, Ralf cai na área ao disputar a bola com Thiago Neves. Após consultar o VAR, Wágner do Nascimento assinala o pênalti, para revolta dos cruzeirenses. Jadson se encarregou da cobrança aos nove minutos, deslocando Fábio e empatando o jogo. Aos 15, o Cruzeiro levou perigo na bola parada e Léo obrigou o goleiro Cássio a salvar em cima da linha.

Aos 24 minutos outra participação polêmica do VAR. Na pressão, a bola sobra fora da área com Pedrinho. O atacante arrisco de fora e acertou o ângulo de Fábio, marcando um golaço. Ao revisar o lance, Wágner do Nascimento viu falta de Jadson em Dedé na disputa anterior e anulou o gol, para desespero de jogadores e torcedores do Corinthians, que estaria tirando a vantagem azul. De volta ao empate, o Timão foi ao ataque e se expôs aos contra-golpes do adversário. Assim, aos 36 minutos, Arrascaeta recolocou o Cruzeiro na frente do marcador. Lançado por Raniel, o uruguaio ficou cara a cara com Cássio e tocou com categoria para encobrir o goleiro e fazer 2 a 1. O gol cruzeirense esfriou a reação da equipe corintiana, que buscou o empate até o fim, mas não conseguiu evitar a derrota por 2 a 1.


Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS