Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Esporte Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018, 17:27 - A | A

Quarta-feira, 28 de Novembro de 2018, 17h:27 - A | A

COPA VERDE 2019

Dirigente confirma realização da Copa Verde em 2019

Disputa poderá ocorrer no segundo semestre com apoio da CEF

Gian Nascimento
Capital News

Arquivo / CBF

Copa Verde 2017

Walter Feldman, confirma a realização da Copa Verde com o apoio da CEF

A incógnita sobre a realização da Copa Verde no ano de 2019 parece próxima do fim. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) acertou nesta semana um acordo com a Caixa Econômica Federal, que irá patrocinar a próxima edição do torneio regional. A informação foi confirmada pelo secretário-geral da CBF, Walter Feldman.

Sem data prevista no calendário da entidade, a possibilidade de realização no segundo semestre do próximo ano já é estudada pelos organizadores, conforme divulgou durante entrevista na Rádio Clube do Pará o Presidente  da CBF Cel Antônio Carlos Nunes de Lima. Com o calendário apertado, os jogos no segundo semestre não prejudicariam os clubes participantes já que, com exceção do Cuiabá, todos os demais integrantes da competição disputam apenas as séries C e D do Campeonato Brasileiro, que não têm jogos aos meios de semana.

A competição
Criada em 2014, a Copa Verde teve em suas cinco primeiras edições o apoio da TV Esporte Interativo, que transmitia os principais jogos. Com o fim da emissora, o contrato foi interrompido e a continuidade da competição ficou em dúvida. A alternativa foi buscar um novo parceiro que viabilizasse o certame financeiramente.

Nas últimas semanas, a CBF chegou até a negociar com a Usina Itaipu, que faria que o torneio contasse também com equipes paraguaias e do Paraná, mas o acordo não ocorreu, devido às mudanças de governo tanto no Brasil quanto no Paraguai. “Fizemos várias visitas e passamos todos os conteúdos [do torneio] para a Conmebol, todos encantados com a ideia, mas teria que passar por um patrocinador mais consistente”, disse Walter Feldman ao jornal Gazeta do Povo, antes de acertar com a Caixa.

Para a edição 2019, o Operário é o único clube de Mato Grosso do Sul com vaga garantida na competição por ser atual campeão estadual. Caso haja a abertura de mais uma vaga, esta deverá ser ocupada pelo Corumbaense, vice-campeão em 2018. A competição contará com tradicionais equipes da região como Remo e Paysandu, do Pará, Atlético/AC, Cuiabá e Luverdense, de Mato Grosso. O Estado de Goiás pode voltar a ter uma equipe na disputa, o Atlético Goianiense manifestou desejo de participar da Copa Verde 2019 e aguarda convite da CBF.

 

História

O primeiro campeão da Copa Verde foi o Brasília-DF. Depois Cuiabá-MT em 2015, Paysandu-PA em 2016/18 e o Luverdense-MT - 2017, também levantaram a taça. O campeão garante lugar nas oitavas de final da Copa do Brasil, com cota garantida de R$ 2,4 milhões. 

Anderson Ramos/Arquivo Capital News

Operário 1 x 0 Cuiabá Copa Verde 2018

Operário será o representante de MS na competição que ainda não tem data de início definido

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS