Sábado, 20 de Abril de 2024


Esporte Terça-feira, 06 de Março de 2018, 14:37 - A | A

Terça-feira, 06 de Março de 2018, 14h:37 - A | A

Estadual Série A 2018

Entenda como será a segunda fase do Campeonato Estadual

Nas quartas de final, os critérios para definir vantagens e mando dos jogos de ida e volta são diferente

Rogério Vidmantas
Capital News

Anderson Ramos/Capital News

Comercial Costa Rica

Comercial está em primeiro, mas pode perder a liderança enquanto o Costa Rica é terceiro do Grupo A

 

Faltando dois jogos para terminar a primeira fase do Campeonato Estadual, os oito classificados para as quartas de final já estão definidos. Resta apenas ajustar a posição definitiva entre os classificados do Grupo A. Comercial e Operário disputam a liderança, o Costa Rica sonha com a segunda posição e o ABC, que pode resolver as duas questões anteriores, não sai mais da quarta posição. No B, Águia Negra, Sete de Dourados, Corumbaense e Urso de Mundo Novo, nesta ordem, estão certos.

As duas partidas que faltam acontecem na quarta-feira (7). No Estádio Morenão, o Operário FC recebe o ABC e no Arthur Marinho, jogam Corumbaense e Urso. Se a partida em Corumbá não muda a classificação, em Campo Grande a situação é oposta e o resultado vai interferir diretamente em quase todos os confrontos na segunda fase.

Em caso de vitória do Operário ou empate, o Galo sobe para primeiro, Comercial cai para segunda posição, Costa Rica segue em terceiro. Vitória do ABC mantém a classificação como está, mas se o placar for de 3 a 0, CREC e Operário terminam exatamente iguais e o time do Interior sobre no desempate pelo confronto direto. Ainda, se o Operário marcar e a vantagem do ABC for igual ou maior que quatro gols, o Costa Rica também sobe para segundo.

Vantagem

De acordo com o regulamente, nas quartas de final, o mando de campo e vantagem em caso de igualdade são definidos por critérios diferentes. Os primeiro e segundo colocados de cada grupo jogam a partida de volta como mandantes, independente da pontuação em relação ao adversário. Já o time de melhor campanha fica com a vantagem do empate após os dois jogos. Caso que vai necessariamente acontecer na disputa entre Corumbaense contra Comercial, Operário ou, mais remotamente, contra o Costa Rica.

Quem contra quem

Franz Mendes/Cedida

Águia Negra Sete

Águia Negra enfrenta o ABC na próxima fase; Já o Sete espera a confirmação do CREC

 

Para a segunda fase, apenas um confronto está certo. Primeiro do Grupo B, o Águia Negra enfrenta o ABC, quarto colocado do A, com o primeiro jogo em Campo Grande e a volta em Rio Brilhante. Melhor campanha da primeira fase, o Águia se classifica no caso de dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo saldo de gols.

Segundo colocado do Grupo B, o Sete de Dourados deve jogar com o Costa Rica, com possibilidade remota de disputar uma vaga na semifinal com o Operário. Em ambos os casos, o Sete joga com a vantagem de igualdade e com a segunda partida em Dourados.

O Corumbaense espera o resultado de quarta-feira no Morenão para saber quem enfrenta. Por enquanto joga contra o Operário, mas se esse empatar, assume a liderança e joga o Comercial, que cairia para segunda posição, no caminho do Carijó. Se o Operário for goleado pelo ABC, conforme já explicado, o adversário será o Costa Rica

Essa mudança afeta também quem enfrenta o Urso, quarto colocado. Mas sendo Operário ou Comercial, o primeiro jogo será em Mundo Novo, a volta na Capital.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS