Campo Grande Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Esporte Terça-feira, 31 de Outubro de 2017, 09:41 - A | A

Terça-feira, 31 de Outubro de 2017, 09h:41 - A | A

Estadual de Futebol 2018

Federação convoca Arbitral e define início do Estadual 2018

Três propostas para o campeonato que começa em janeiro estão sendo analisadas

Rogério Vidmantas
Capital News

A. Ramos/Arquivo Capital News

Arbitral define estadual 2017 e muda critérios para vagas em competições nacionais

..Presidente Cezário marcou a data para o arbitral

A Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul (FFMS) publicou nesta segunda-feira (30) edital de convocação para reunião do Conselho Arbitral para o Campeonato Estadual 2018. A reunião está marcada para o dia 14 de novembro, na sede da entidade, em Campo Grande, e vai tratar, entre outros assuntos, do regulamento da competição e entrega dos laudos dos estádios que serão utilizados.

Na nota, foram convocados representantes do campeão Corumbaense, do vice Novo, além de Operário, Sete de Dourados, Comercial, Águia Negra, União/ABC, Urso de Mundo Novo, Costa Rica e Naviraiense. Esse último pode, segundo informações de sites locais, apresentar carta de afastamento do futebol profissional, o que abriria uma nova vaga, além das duas que estão em disputa na Série B que termina em dezembro.

Novo Formato
A expectativa da reunião está na definição de como será disputa o próximo Campeonato Estadual que, segundo a nota, começa no dia 17 de janeiro. No início de outubro, Federação e clubes iniciaram conversas para enquadrar o formato nas datas disponibilizadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a competição. Por causa da Copa do Mundo da Rússia, os Estaduais serão disputados em apenas 85 dias e terminam, no máximo, em 8 de abril.

Nesta reunião, duas novas propostas foram colocadas, ambas dividindo os 12 participantes em três grupos na primeira fase e com variantes nas fases seguintes. Uma, com nova divisão em grupos na segunda fase e depois semifinal e final e outra, proposta pelo Operário, com os quatro semifinalistas jogando grupo único, todos contra todos.

Uma terceira corrente porém, defendida pelo Sete de Dourados, pede a manutenção do formato atual e mudança no Estadual de 2019, já que qualquer alteração no regulamento deve ser mantida por, no mínimo, dois anos. Como o atual regulamento já está em vigor há algumas temporadas, a mudança após a Copa do Mundo seria possível. “O Sete defende um campeonato em todos joguem contra todos, mas em 2018 isso não será possível. Então é melhor que se mantenha o atual formato e modifique em 2019. As outras propostas colocam apenas seis jogos na primeira fase, muito pouco para se montar um elenco”, explica Tony Montalvão, gestor do time douradense.

Devem ser definidas também o destino das vagas em competições nacionais para Mato Grosso do sul. A tendência é que o sistema atual seja mantido. Campeão e vice jogam a Copa do Brasil e a Série D do Campeonato Brasileiro.

Copa Verde
Nos dois últimos o representante do Mato Grosso do Sul na Copa Verde ficava com a equipe que terminasse a competição em terceiro lugar. Agora por força do regulamento da CBF a vaga do Estado na Copa Verde tem que ficar com o Campeão. A FFMS vai tentar conseguir novamente uma segunda vaga como aconteceu este ano e assim contemple o terceiro lugar.

Anderson Ramos/Arquivo Capital News

Chaveamento possibilita Comerário na decisão do estadual

Comerário pode não acontecer em um dos formatos sugeridos pelos dirigentes na 1º fase caso seja aprovado

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS