Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 24 de Março de 2015, 17h:58

Em visita ao Governador, Acrisul entrega ofícios e convida Reinaldo para abertura da Expogrande

Kemila Pellin - Capital News

O governador Reinaldo Azambuja recebeu a diretoria da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), na tarde desta segunda-feira (23), que entregou o convite para a solenidade de abertura e toda a programação da Expogrande (Feira Agropecuária Internacional de Campo Grande), entre os dias 23 de abril a 3 de maio no Parque de Exposições Laucídio Coelho. O governador já sinalizou que irá participar do evento.

A diretoria da Acrissul também aproveitou a oportunidade para entregar á Azambuja ofícios disponibilizando estrutura física para instalação de uma Delegacia de Abigeato (especializada no combate ao roubo de gado) no interior do Parque de Exposições Laucídio Coelho. Em outro ofício a Acrissul, mesmo sendo contrária à manutenção do Fundersul, entende o momento de dificuldades econômicas por qual passa o Estado e reivindicou, além de mais participação dos produtores e entidades nas decisões, também que seja destinada parte do Fundersul para a criação de um fundo de desenvolvimento da pecuária, nos mesmos moldes em que foi criado o Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja).

O fundo seria utilizado para apoio à realização das feiras agropecuária, difusão de tecnlogias, qualificação de mão-de-obra, campanhas de marketing da carne, entre outras atividades estabelecidas por lei.

Expogrande 2015:

Para este ano a Acrissul preparou uma vasta e diversificada agenda de shows com atrações nacionais e regionais, ampliando para quatro dias a entrada livre ao Parque de Exposições. Segundo o presidente da Acrissul, estão programados quase 40 leilões de bovinos, equinos e ovinos durante a Expogrande, sendo que os remates começam mais cedo, no dia 13 de abril com o 19º Leilão BPW Mulher. A previsão neste ano é comercializar cerca de R$ 30 milhões somente em leilões. "Ao todo devemos atingir em 2015 a marca dos R$ 600 milhões em faturamento geral da feira", prevê Chico Maia.

A agenda de eventos técnicos deste ano conta com mais um dia de campo no Pantanal. Desta vez a propriedade escolhida é a Fazenda Baía do Roseiro, em Rio Verde, que promove um trabalho de criação de gado a pasto, de forma natural e com excelentes resultados. A Embrapa Pantanal promove este ano a sua segunda edição do Fórum da Pecuária.

O seminário "Leite em Foco" promete este ano trazer pequenos, médios e grandes produtores rurais de leite para conhecer as últimas tecnologias adotadas para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade de leite produzido em Mato Grosso do Sul. A frente envolve a Agraer, a Famasul, o GPL (Grupo de Produtores de Leite), o Núcleo MS de Criadores e Girolando, o Sebrae-MS e o Senar.