Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Terça-feira, 24 de Maio de 2016, 11h:58

5 dicas para montar seu próprio escritório em casa

Da coluna Casa e Decoração

Por Letícia Emori
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

Coluna Casa e Decoração

Home office

Muitas pessoas desejam usar um espaço de casa para montar um escritório, que além de facilitar em estudos ou colocar os negócios em prática também ajuda muito a economizar dinheiro. Sem contar que: nada melhor do que trabalhar no conforto de casa, não é mesmo?

Alguns itens simples de despesas de um escritório podem ser evitados, como secretária, IPTU, contas de luz, água, telefone e aluguel de um novo imóvel, faxineira, estacionamento, condução de transporte público, entre outros.

Cada vez mais os brasileiros estão aderindo à tendência home office (ou escritório em casa), fazendo com que essa tendência se torne ainda mais procurada pelo baixo custo. Como os valores dos móveis e aluguéis estão ficando cada vez mais altos e o trânsito caótico, uma das melhores opções é levar o trabalho para um dos cômodos de sua residência. Dessa maneira, além de você evitar desperdício de tempo, irá também aumentar uma boa porcentagem na sua qualidade de vida e rendimento do trabalho. Para te ajudar a montar seu próprio escritório no conforto do seu lar, separamos cinco dicas para ter sucesso em home office. Confira:

1.    Localização
Em primeiro lugar, é muito importante pensar em usar aquele canto da sala onde ninguém fica ou algum cômodo que não é utilizado por nenhum dos moradores. Lembre-se de que você irá ficar muitas horas em um mesmo lugar, por isso é essencial que você tome cuidado com alguns detalhes como, por exemplo, a circulação de pessoas, localização da mesa, da cadeira, computador e etc.


2.    Mesas e cadeiras
Montar um escritório na mesa da cozinha ou da sala de jantar pode não ser uma boa ideia. Lembre-se que você irá ficar muitas horas sentado, mesmo que fazendo pequenas pausas, e pode começar a se sentir desconfortável ou com dores nas costas. Por conta disso, procure investir em cadeiras e mesas adequadas para essa tarefa. É possível encontrar em muitos sites especializados que oferecem produtos de alta qualidade, baixo custo no mercado e ideais para quem tem que ficar muitas horas sentado. Confira e garanta que suas horas de trabalho ou estudo sejam produtivas e extremamente confortáveis.


3.    Iluminação
Poucas pessoas dão atenção para esse requisito, porém uma boa iluminação pode fazer uma grande diferença na eficiência das atividades e no ambiente. Uma boa luz pode garantir o aumento da concentração e foco. Por isso, na hora de montar seu escritório procure um local que seja perto de uma janela ou um ambiente que entre muita luz natural. Se o local for pequeno, colocar abajures pode ser de grande ajuda.


4.    Mantenha o ambiente organizado
A organização pode fazer toda a diferença na hora de estudar ou trabalhar e alguns itens podem te ajudar nessa tarefa. Utilize prateleiras, caixas organizadoras, gavetas, porta lápis e nichos, por exemplo. Além deles ajudarem a aproveitar melhor os espaços do local, as pessoas que residem na mesma casa também irão se sentir mais confortáveis.


5.    Tenha disciplina
A disciplina no dia a dia para trabalhar em casa é tão importante quanto montar o escritório. Além de ser um dos maiores desafios, a prática requer que a pessoa tenha atenção e muito cuidado com os hábitos da rotina. Como a definição do horário é você quem faz, é essencial que você evite se levantar toda hora para realizar outras atividades, por exemplo. Se você escolheu trabalhar em casa em um sábado, não deixe que essa promessa seja esquecida, faça da melhor maneira os seus horários. Apenas você sabe qual é o momento mais adequado para desempenhar as atividades e mostrar resultado. A disciplina é uma das peças chaves para quem quer trabalhar de casa e obter o sucesso desejado.