Campo Grande Terça-feira, 23 de Abril de 2024


Internacional Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2016, 19:15 - A | A

Segunda-feira, 26 de Dezembro de 2016, 19h:15 - A | A

Relatório

Avião da Chapecoense viajou com pouco combustível e excesso de peso, segundo investigadores

Gravações das caixas-pretas mostram que piloto sabia de limitações e chegou a pensar em fazer escala para abastecer.

Flavia Andrade
Capital News

MattVarley/Reuters

LaMia tem licença para voar suspensa pela autoridade civil Boliviana

Empresa operava o avião que caiu com equipe Chapecoense e jornalistas na Colômbia

O avião da Lamia que caiu levando a delegação do time de futebol Chapecoense no dia 28 de novembro, deixando 71 mortos, viajou com o combustível no limite e com excesso de peso, revelou nesta segunda-feira (26) a Aeronáutica Civil da Colômbia (Aerocivil), em um relatório preliminar sobre o acidente. 

Segundo o secretário de Segurança Aérea da entidade, coronel Fredy Bonilla, as gravações da cabine de comando mostram que o piloto e o copiloto conversaram sobre a possibilidade de fazer escala em Leticia (Colômbia) ou em Bogotá “porque o avião se encontrava no limite de combustivel”, mas acabaram não fazendo isso.

Além da falta de combustível, a investigação descobriu que o avião da Lamia levava um peso maior do que o permitido: 500 kg a mais do que o máximo. Outra irregularidade encontrada é que o avião supostamente não estava certificado para voar acima de 29 mil pés, e no plano de voo apresentado à Bolívia foi anotado que voaria a 30 mil pés. A aprovação desse plano de voo, portanto, não foi correta, afirmou Bonilla. (de acordo com informações do site G1).

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS