Notícias de Campo Grande e MS - Capital News

Quarta-feira, 25 de Janeiro de 2017, 18h:56

“O município precisa de criatividade para crescer”, diz Ruso

Prefeito de Ladário pontua as principais necessidades e expectativas com relação ao seu governo para a cidade

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

“O município precisa de criatividade para crescer”, diz Ruso

Prefeito de Ladário pontua as principais necessidades e expectativas com relação ao seu governo para a cidade

O prefeito Carlos Aníbal Ruzo Pedroso tem 59 anos de idade. Foi militar, fuzileiro naval. Serviu no 6º Distrito Naval em Ladário. É casado com dona Edelma Jardim Pedrozo, com quem tem 3 filhos, Júnior, Mariane e Alex, dos quais foram gerados 3 netos.

Radicado em Ladário desde 1976, Ruso sempre foi empreendedor. Deu início à sua vida comercial com uma lanchonete na avenida 14 de Março, esquina com a Conde de Azambuja. Paralelamente montou uma horta, também na 14 de março e uma chácara produtiva na região do Alta Floresta.

Também empreendeu no setor social com várias obras e participações em pontos importantes para o município e sua gente. Entre essas obras está a construção, com recursos próprios e particulares, da Escola Municipal Ana Maria Ruso, no Assentamento 72.

Seu maior empreendimento foi a construção do mercado na avenida 14 de Março, um dos principais estabelecimentos comerciais de Ladário, responsável pela geração de renda e de 50 empregos diretos.

Depois de ter se aposentado, o comerciante arrendou o mercado e passou a se dedicar à vida pública. Em 2016 foi eleito prefeito de Ladário para administrar a cidade no quadriênio 2017/2020.  Ruso sempre afirmou que a disciplina e o aprendizado do serviço militar e a experiência no ramo comercial o ajudarão a trabalhar pelo melhoramento da qualidade de vida dos moradores de Ladário e desenvolvimento da Pérola do Pantanal.

Com o fim do primeiro mês de mandato, em entrevista concedida ao Capital News via e-mail, prefeito de Ladário, Carlos Ruso, fala sobre a expectativa para o seu governo, prioridades e relacionamento entre Prefeitura e Vereadores. Como a maioria das prefeituras do Estado, Ruso está priorizando a Saúde e a Educação,com relação a crise aponta necessidade de criatividade para fomentar o Município.

Confira entrevista na íntegra:

O que a população de Ladário pode esperar do seu governo?

Carlos Ruso - Queremos fazer um governo transparente, onde o povo da cidade seja o principal privilegiado. Eu tenho uma larga experiência administrativa no setor privado, e quero usar essa experiência na administração da prefeitura, para melhorar os índices do município em todas as suas vertentes. Queremos ajudar o povo de Ladário a crescer e se desenvolver, e vamos fazer isso. 

Qual a área do município o Sr entende que precisa de mais atenção?

Carlos Ruso -Temos muitas prioridades, mas entendemos que a Saúde e a Educação são áreas que devem ser tratadas de forma especial. Mas temos projetos que iremos desenvolver no melhoramento da malha viária, do transporte coletivo e geração de emprego e renda, um é complemento do outro e necessário para melhorar a vida das pessoas.

O Sr já se reuniu com os vereadores eleitos para que possa nos dar um parâmetro de como será a relação da Prefeitura com o Legislativo?

Carlos Ruso - Já tivemos algumas conversas, mas vamos esperar a Câmara voltar do recesso para que possamos ampliar o relacionamento. Acredito que não teremos problemas com o legislativo e que vamos trabalhar juntos em prol de Ladário.

A crise afeta todo o País, como o Sr pretende trabalhar para que Ladário não sofra tanto nesse sentido?

Carlos Ruso - Com criatividade. No setor privado eu venci inflação, superinflação, quebradeira, e sempre mantive o meu comércio com um índice de crescimento expressivo. O município também precisa de criatividade para crescer, e vontade de trabalhar é o que não nos falta.

Como o Sr vê o futuro do município no plano econômico?

Carlos Ruso - Ladário vai passar por um crescimento econômico acentuado, em bem pouco tempo. O governador Reinaldo Azambuja assinou decreto dando incentivos para atividade portuária, o que determinou um boom econômico em Porto Murtinho. Nós, da mesma forma, temos um porto à margem do rio Paraguai, com capacidade gigantesca de carga para exportação e importação. Já estivemos na Ahipar e recebemos o compromisso de reativação desse porto. Só com isso já será possível obter uma grande movimentação econômica aqui, e existem outros projetos que vamos colocar em prática. 

O Sr tem se encontrado com o Prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha, o Sr acredita que há uma necessidade de parceria entre as duas cidades para que possam melhorar o turismo e a economia da região?

Carlos Ruso - Parceria sempre é bom, e ainda mais entre duas cidades que tem grandes peculiaridades, como Corumbá e Ladário.

Em relação ao Turismo, a cidade está na região do Pantanal, beneficiada pelos hotéis fazendas e também pela entrada e saída de turistas que querem ir para o nosso país vizinho, a Bolívia, o que o Sr pretende realizar para que valorize esse setor e fomente a economia da cidade aproveitando o aumento de visitantes?

Carlos Ruso - O turismo aqui é uma atividade natural. Quando a cidade estiver em ritmo de crescimento econômico, acreditamos que a estruturação do setor será natural. A Prefeitura estará preparada para dar suporte e para organizar esse crescimento.

Na questão do Meio Ambiente, quais os maiores desafios para o município?

Carlos Ruso - Um de nossos objetivos é implantar projetos e programas que protejam o meio ambiente. Eles serão desenvolvidos nas áreas de preservação e recuperação, a exemplo da coleta seletiva e processamento do material reciclável em usina de triagem.

Como nossa cidade é bastante quente, com temperaturas de mais de 40 graus, estamos trabalhando o paisagismo e a arborização, inclusive com um programa de produção e distribuição de mudas de árvores nativas. 

E um dos pontos principais é a educação ambiental. É a partir de nossas crianças, de nossos estudantes, que vamos plantar um meio ambiente sustentável para o futuro.