Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Opinião Quarta-feira, 08 de Março de 2017, 19:15 - A | A

Quarta-feira, 08 de Março de 2017, 19h:15 - A | A

Opinião

110 anos de uma mulher intensa

Envie seu artigo para [email protected]

Por Oscar D'Ambrosio*
Artigo de responsabilidade do autor

Dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher e, dia 6 de julho, é o 110º aniversário da artista plástica mexicana Frida Kahlo (1907 - 1954). Sua temática, essencialmente autobiográfica, suscita uma reflexão sobre o próprio ato de viver - e isso independe dos fatos de der mulher ou de ser latina.

Unesp

Oscar D'Ambrosio - Artigo

Oscar D'Ambrosio

 

Nessa universalidade, porém, é claro que há características muito peculiares, como o cabelo, símbolo da feminilidade; a cama e a coluna vertebral, que apontam para as suas terríveis dores físicas, desde o terrível acidente automobilístico que sofreu na juventude; e a onipresença do muralista Diego Rivera, sua complexa relação amorosa e afetiva.

Há em Frida uma intensidade que a mantém sempre atual. Ela se faz presente em seus diários, na célebre Casa Azul, hoje Museu Frida Kahlo, nas fotos e pinturas em que o casal surge junto; e nos elementos visuais que caracterizam as imagens criadas pela artista, como as flores, a vegetação e o sol.

Frida manteve o sonho vivo por mais áspero que fosse seu cotidiano. Tornou-se um mito e construiu uma narrativa sobre si mesma que gera diversas interpretações. Conhecendo melhor a mulher e a artista, mergulhamos com densidade em nós mesmos e num mundo além do sexo, da sexualidade, da biografia e do local em que nascemos.

 

 

*Oscar D'Ambrosio

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, mestre em Artes Visuais, atua na Assessoria de Comunicação e Imprensa da Unesp.

 

• • • • •

 

A veracidade dos dados, opiniões e conteúdo deste artigo é de integral responsabilidade dos autores e não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Capital News

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS