Campo Grande Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Bem-Estar Domingo, 09 de Abril de 2017, 12:26 - A | A

Domingo, 09 de Abril de 2017, 12h:26 - A | A

Bem-Estar

Saiba como evitar as alergias no período outono-inverno

Da coluna Bem-Estar

Por Pérola Cattini
Artigo de responsabilidade do autor

Istock Photos

ColunaBem-Estar

Junto com as temperaturas baixas, vêm as alergias. Saiba como se cuidar e prevenir esses problemas!

Quando o verão termina e leva embora o calor marcante do Brasil, a sensação de alívio pode ser muito boa para os que gostam dos dias amenos. Mas, com eles, vêm também as alergias. Tempo seco, acúmulo de poluição e mudanças de temperatura criam o ambiente perfeito para muitas delas se manifestarem.

A mucosa das vias aéreas fica inflamada com mais facilidade devido ao clima frio e seco, afetando o sistema respiratório. E a pele também não escapa, com ressecamento e certos tipos de dermatite. Mas é possível tomar algumas precauções para passar o período outono-inverno aproveitando apenas os dias mais nublados com um bom chocolate quente.

1) Evite tapetes, cortinas e afins
Todo mundo gosta de deixar a casa mais bonita, mas, para os alérgicos, cortinas e tapetes não são uma boa ideia. Persianas de materiais sintéticos são mais indicadas, pois garantem facilidade na hora da limpeza e não acumulam pó.
No chão, o taco de madeira e superfícies similares ganham espaço em vez de tapetes e carpetes.

2) Ar-condicionado sempre em dia
Você sabia que o ar-condicionado pode ser um aliado durante o ano todo? Com funcionalidades que ajudam a manter temperatura e umidade constantes em casa, o aparelho traz muitos benefícios também nessa época. Mas um alerta importante: a manutenção e a limpeza precisam estar em dia para não causar alergias e outras complicações.

3) Roupa de cama adequada
Para os alérgicos de plantão, aí vai uma informação que talvez muitos não saibam: há roupas de cama especialmente desenvolvidas para não causarem alergia. Quem sofre na época do frio, teme o momento de tirar o edredom do armário e começar a espirrar. Por isso, para se manter saudável durante esse período, veja bem que tipo de material anda embalando o seu sono.

4) Dê uma volta
É natural que as pessoas passem mais tempo em ambientes fechados nos dias frios, mas como temos a sorte de o clima não descer muitos graus, dar uma volta pode fazer um bem enorme aos alérgicos. Quando começar a espirrar, coloque o casaco e dê um passeio no parque para aliviar os sintomas.

5) Hidratação constante
Quem pensa que tomar muita água é essencial apenas nos dias mais quentes, está redondamente enganado. Apesar de o corpo não apresentar uma necessidade intensa de hidratação devido à redução do suor, ainda assim, requer muito líquido para ficar saudável em meio ao tempo seco. Manter a pele hidratada com loções também é essencial para deixá-la mais suave.

6) Casa sempre limpa
Para acabar com o pó e os ácaros que invadem a casa, recomenda-se o uso de um pano úmido na hora da limpeza. De outra forma, o espanador pode causar um estrago às pessoas alérgicas. Além disso, para quem tem animais na residência, o cuidado deve ser redobrado. Se o seu animal de estimação lhe fizer mal nesse sentido, afaste-se um pouco para garantir a saúde das vias aéreas.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS